Título: Apagão em nove estados
Autor: Lima, Daniela; Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 11/11/2009, Economia, p. 13

Pane em Itaipu deixou as maiores cidades brasileiras sem luz na noite de ontem. Quatro das cinco regiões do país foram afetadas

Um problema no fornecimento de energia na usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, causou um apagão em diversos estados do Brasil. Áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Paraná ficaram às escuras ontem. A partir das 22h, o caos tomou conta dos grandes centros urbanos. No centro da capital paulista, os trens do metrô pararam de funcionar. Até o fechamento desta edição, o Ministério de Minas e Energia (MME) ainda não havia informado o motivo da queda no abastecimento, que pode ter atingido até o Paraguai.

A Região Sudeste foi a mais atingida. No Rio de Janeiro, o blecaute teve início por volta das 22h15. Além da capital, vários municípios do interior do estado foram atingidos. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, na Região Metropolitana, em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e em municípios da regiões serrana e dos Lagos.

Na Zona Sul da capital carioca, o policiamento foi reforçado para evitar maiores incidentes. A circulação de trens e metrô também foi interrompida. Em Recife (PE), bairros de diversas áreas da capital, além de Olinda, ficaram sem energia. Em Belo Horizonte (MG), faltou luz em pelo menos 20% da cidade. No interior, diversos municípios foram atingidos. A companhia de energia do estado não soube precisar o número.

CEB No Distrito Federal também houve falha no abastecimento registrada nas cidades de Santa Maria e Taguatinga e em quadras do Park Way. O plantão para emergências da Companhia Energética de Brasília (CEB) não soube informar se o problema teve ligação com a queda no fornecimento de Itaipu. Ainda segundo a CEB, o abastecimento nessas cidades foi normalizado antes das 23h.

No Paraná, estado que abriga a usina, nem todos os municípios sofreram com o apagão. Londrina e Cascavel, por exemplo, não tinham registrado queda no fornecimento.

Aeroportos O apagão teve consequências diretas no tráfego aéreo nacional. Houve interrupção por meia hora de todos os pousos e decolagens nos principais aeroportos brasileiros entre as 22h29 e às 22h59. Os terminais de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, funcionaram com geradores. No Rio, os aeroportos Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e Santos Dumont, no Centro, também tiveram o fornecimento de luz interrompido. A informação foi confirmada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

1 - Governo: foi tempestade Em entrevista na noite de ontem, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que houve uma queda em linha de transmissão da hidrelétrica de Itaipu, o que ocasionou um desligamento completo na usina e, por tabela, comprometeu o fornecimento de Furnas. Segundo Lobão, a causa do apagão teria sido uma tempestade na região próxima à Itaipu, no Paraná. Ele descartou que o blecaute tenha alguma ligação com os apagões de 2001 e 2002, na gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso. Na época, diante da crise, o governo concedeu benefícios aos consumidores que cumprissem a meta e punições para quem não conseguisse reduzir a conta de luz. O fim do racionamento ocorreu em fevereiro de 2002, depois das chuvas reabastecerem o nível das barragens.

Colaborou Tiago Pariz

Depoimento ¿Parecia Gotham City¿

São Paulo ¿ Pela primeira vez em muito tempo vi a badalada Rua Augusta, reduto tradicional de bares e casas de diversão noturna em São Paulo, em completa escuridão. Às 22h10, quando a noite na capital paulista estava só começando, mesmo em plena terça-feira, dezenas de letreiros coloridos em néon se apagaram e estabelecimentos fecharam suas portas. Nas calçadas, em outras noites lotadas, poucas pessoas esperavam pelo ônibus ou voltavam para casa. A única luz nas ruas era a dos raros carros que se aventuraram a desbravar uma metrópole no breu.

Do alto de um edifício na região central da cidade, foi possível enxergar a dimensão do blecaute. Se em noites normais o horizonte, para qualquer lado que se olhar, seria uma profusão de incontáveis e hipnotizantes luzes, ontem eram raras as janelas iluminadas. Lá embaixo, vultos andavam rapidamente. Nas sacadas vizinhas, crianças, adultos e idosos se amontoaram para registrar uma cidade que não conheciam. Com ajuda do céu cinzento, e sob um silêncio só quebrado por assovios e sirenes, São Paulo ganhou um ar assustador. Lembrou a sombria Gotham City. (Felipe Seffrin)