Título: Acordo para a COP-15
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2009, Mundo, p. 25

França e Brasil levarão proposta única para a conferência da ONU sobre aquecimento global em Copenhague

¿Tornamos público um texto brasileiro e francês, porque queremos que Copenhague seja um sucesso. Não aceitaremos um acordo dúbio¿, declarou ontem o chefe de Estado da França, Nicolas Sarkozy, em Paris, acompanhado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois governantes anunciaram uma posição comum para a 15ª Conferência das Partes (COP-15), a cúpula das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que começa em 7 de dezembro na capital dinamarquesa. Entre as medidas propostas, está a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente, como parte de uma reforma ampla da ONU.

O objetivo principal do acordo franco-brasileiro será convencer outros países a adotarem metas ambiciosas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. Aos países industrializados, pediram uma redução em pelo menos 80% até 2050, em comparação aos níveis da década de 1990. Aos emergentes, que procurem crescer com pouca emissão ¿ contando com a ajuda financeira dos países ricos.

O Brasil se comprometeu a reduzir em até 39% suas emissões até 2020. ¿Ninguém quer o impossível, apenas o razoável: que deixemos para o futuro um mundo pelo menos igual ao que recebemos¿, disse Lula, que viajou acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, elogiou ontem a decisão do país, destacando que ¿o Brasil passa a ser um dos primeiros grandes países emergentes a fazer essa promessa¿.

Lula também cobrou mais ações dos Estados Unidos e da China. ¿Estamos vendo uma tentativa de se criar um G2 do clima. Fiquei com a responsabilidade de falar com o presidente Obama na próxima segunda-feira (amanhã) porque, como maior economia do mundo, é importante que os Estados Unidos sejam mais ousados em seu compromisso com o meio ambiente¿, afirmou Lula.

Sarkozy anunciou ainda que levará o texto à Cúpula da Commonwealth (comunidade das nações e ex-colônias britânicas), prevista para o fim do mês na ilha caribenha de Tobago. O presidente francês também quer apresentar a sugestão franco-brasileira aos países africanos. ¿Queremos carregar toda a África conosco.¿ Ambicioso, o francês também cogitou voltar ao Brasil ¿para convencer alguns países da região (América do Sul)¿. A viagem de Lula termina hoje na Itália, onde o presidente brasileiro participa da 1ª Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Venda de caças

Além do meio ambiente, outro assunto de interesse do mandatário francês foi abordado na conversa com Lula: a venda de 36 aviões militares Raffale à Força Aérea Brasileira (FAB). Na última visita a Brasília, em setembro, os dois chefes de Estado chegaram a anunciar a negociação. Porém, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ressaltou que o processo de licitação não terminou ainda. Também participam da disputa as empresas Gripen (Suécia) e Boeing (Estados Unidos).