Título: Ação para blindar a ministra
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 17/11/2009, Política, p. 2

Secretário executivo de Minas e Energia comandará grupo de trabalho do apagão. Tentativa do governo é despolitizar debate

Edison Lobão com Márcio Zimmerman, secretário executivo da pasta, o homem de confiança da ministra Dilma no setor de energia

A agenda do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para esta semana comprova que o discurso do governo de evitar a politização do apagão elétrico é ¿ na prática ¿ uma tentativa de blindar o responsável pela pasta. O peemedebista é considerado despreparado para esclarecer os motivos do problema que atingiu 18 estados na semana passada. Durante entrevista coletiva, chegou a declarar que o ¿assunto estava encerrado¿. Logo depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu declarações no sentido contrário.

A assessoria de imprensa do ministro não confirma se ele irá atender aos convites de parlamentares para participar de audiências públicas e de reuniões no Congresso. A justificativa é a de que ainda não foi feito nenhum pedido oficial. Ontem, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou requerimento de convite de Lobão e para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de outras 18 pessoas ligadas ao setor elétrico. Não foi definida data para a audiência e o requerimento estabelece que serão realizadas duas audiências a fim de discutir o apagão.

Hoje, o ministro participa de reunião do recém-criado grupo de trabalho que vai acompanhar os estudos e as análises das causas do blecaute, assim como propor medidas que aumentem o grau de segurança do sistema de fornecimento de energia. Apesar de ser responsável pelo Comitê de Monitoramento do Sistema de Energia, que se reúne mensalmente, Lobão não ficou com a coordenação do grupo. O secretário executivo do ministério, Márcio Zimmerman, é quem irá comandar os trabalhos. Homem de confiança de Dilma, Zimmerman é técnico e já ocupou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do ministério. O relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre o apagão poderá ser apresentado no encontro marcado para as 10h.

Já amanhã, o ministro cumpre agenda intensa com autoridades internacionais. Na pauta, nada de apagão. Na quinta, Lobão deve participar de reunião no Senado. Nem mesmo os senadores confirmam o encontro. E só na sexta, o assunto volta para as mãos do ministro num encontro do comitê de monitoramento.

A estratégia do governo é entregar para o corpo técnico do ministério, das concessionárias e das agências ligadas ao setor a tarefa de esclarecer sobre os motivos do apagão e destrinchar as medidas que serão adotadas para evitar novos blecautes. São eles, além do Operador Nacional do Sistema, quem têm, de acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, propriedade para falar sobre o assunto. ¿Esse tema precisa de esclarecimento técnico. O presidente (Lula) tem cobrado isso. E a outra coisa é que não politize o tema porque só vai trazer outros elementos para a discussão que não ajudam o Brasil e nem o sistema energético¿, disse Padilha, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Social, no Palácio do Planalto, reforçando que também não cabe à ministra Dilma, que ocupou a pasta, falar sobre o assunto.

Tempo O ministério divulgou ontem nota apontando que o apagão de energia foi provocado por curtos-circuitos. De acordo com o texto, os curtos provocaram o desligamento de três linhas de alta tensão que transportavam energia da usina de Itaipu e do sistema Sul. O ministério reafirma que o incidente foi causado por chuvas e ventos intensos e que com a perda da usina de Itaipu e do fornecimento da Região Sul, outras usinas também foram desligadas automaticamente na Região Sudeste ¿ a mais afetada.

Trecho de relatório Relatório enviado por Itaipu Binacional ao Ministério Público Federal ontem mostra que a usina hidrelétrica paralisou por 25 minutos a trasmissão de energia na tarde do apagão que afetou 18 estados, no último dia 10. No documento, divulgado pela Rádio CBN, Itaipu informa que ¿às 13h31 houve o desligamento automático da linha de 76,5 kv Ituberá/Tijuco Preto 02, supostamente causado por descarga atmosférica, sendo ligado às 13h56 após análise das proteções atuadas¿.