Título: Irã quer construir mais 10 usinas
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 30/11/2009, Mundo, p. 15

O Irã anunciou ontem o plano de construir 10 novas centrais nucleares e pretende estudar a possibilidade de produzir urânio enriquecido a 20%. Na última semana, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), instituição das Nações Unidas para assuntos nucleares, aprovou uma resolução contra governo iraniano por não revelar a existência de uma usina próxima à cidade de Qom. A reposta à critica não demorou nem dois dias. O parlamento local agiu rápido e pediu que a agência nuclear comece a trabalhar em cinco locais para a instalação das usinas e procure outros cinco nos próximos dois meses.

O plano do presidente Mahmoud Ahmadinejad é que o país produza mais 20 mil megawatts de energia nuclear até 2020. O objetivo, segundo o governo, é chegar a produzir entre 250 e 300t de combustível nuclear por ano. Por isso a necessidade de construir mais plantas, que estariam dotadas de um total de 500 mil centrífugas. Tudo indica que as novas usinas teriam tamanho semelhante ao da que já existe em Natanz. O parlamento pressiona o presidente iraniano para reduzir sua cooperação com a agência nuclear da ONU. Além das novas construções, o Congresso também pediu à agência iraniana que desenvolva os estudos para a produção de combustível nuclear enriquecido em 19,5%, ao nível que diz necessitar para alimentar seu reator de pesquisa na capital Teerã.

Desconfiança A polêmica com a política nuclear de Ahmadinejad parece não ter fim. A decisão pode aprofundar ainda mais a discussão entre o regime iraniano e a comunidade internacional, que acredita que os objetivos sejam mais militares do que econômicos. A resolução da AEIA anunciada na semana passada exige a suspensão da construção da nova central de enriquecimento de urânio perto da cidade sagrada de Qom, no centro do Irã, que só foi descoberta em setembro. A existência da usina foi revelada pelo presidente americano, Barack Obama, que acusou o Irã de quebrar a confiança do mundo.

Depois do anúncio das construções de novas usinas, a governo americano reagiu e afirmou que o Irã não dispõe de muito mais tempo para responder às preocupações da comunidade internacional sobre seu programa nuclear. ¿Se isso é certo, constitui uma nova violação grave das obrigações do Irã baseadas em várias resoluções da ONU e é um novo exemplo de que o Irã prefere o isolamento. O tempo está se esgotando para o Irã responder aos crescentes temores da comunidade internacional sobre seu programa nuclear¿, afirmou o porta-voz Robert Gibbs em um comunicado.

O governo britânico também declarou que os novos projetos do Irã constituem uma séria preocupação e violam as resoluções das Nações Unidas. Ontem, o Parlamento iraniano também aprovou um fundo de US$ 20 milhões para fazer frente às ¿políticas conspiradoras¿ dos Estados Unidos e do Reino Unido.