Título: Jereissati no time de Aécio Neves
Autor: Aranha, Patrícia
Fonte: Correio Braziliense, 04/12/2009, Política, p. 5

Eleições

Governador mineiro e o ex-presidente do PSDB acham essencial decidir logo o candidato à Presidência

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), ex-presidente do PSDB, engrossou o coro do governador Aécio Neves (PSDB), para que a legenda decida até o início de janeiro quem será o candidato a presidente da República. Segundo ele, não é só Aécio que está ansioso pela definição. ¿Existe uma ansiedade grande dentro do próprio partido, que está louco para ter um candidato na rua, para sair pregando, falar das nossas propostas, o que enxergamos para o futuro¿, afirmou, logo depois de encontrar-se com Aécio ontem, no Palácio da Liberdade.

A posição do outro pré-candidato do partido, o governador de São Paulo, José Serra, de adiar a decisão para o fim de março, segundo Jereissati, poderia comprometer a formação de uma coligação que inclua outros partidos, além do DEM e do PPS. ¿É preciso que a construção de uma proposta de alianças seja feita logo no início do ano. Se a partir de janeiro não houver definição, pode ser que venhamos a perder tempo¿, comentou. A pressa do partido, segundo ele, é provocada pela antecipação da campanha presidencial por parte do Planalto. ¿O presidente da República e o PT anteciparam a campanha presidencial de uma maneira inédita no país. Diante desse fato, também temos que antecipar¿, defendeu.

Jereissati minimizou o efeito eleitoral para a aliança das denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), de suposto repasse de propina à base aliada: ¿Os problemas que o DEM está enfrentando são localizados e não vão afetar o DEM nacionalmente. É um problema localizado em Brasília e tenho certeza de que o partido está tomando as medidas enérgicas necessárias¿.

Estratégia

Desde que Aécio Neves deu um ultimato (1)ao PSDB, deixando claro que se a escolha do candidato a presidente não fosse feita até janeiro, seria candidato ao Senado, Jereissati avalia que a pré-candidatura do governador mineiro cresceu dentro e fora do PSDB. ¿A candidatura de Aécio é uma opção real do partido que, cada vez mais, assusta muito nossos adversários¿, avaliou.

Ontem, Aécio reafirmou sua posição. ¿Reiterei que meu nome está à disposição do partido, mas acho que a contribuição que posso dar como candidato a presidente seria mais efetiva num tempo mais curto, para exatamente construir outras alianças. O prazo para minha decisão pessoal é o fim de dezembro. Posso anunciá-la nos primeiros dias de janeiro¿, afirmou.

1 - Sem pressão Ex-presidente do PSDB, Pimenta da Veiga acredita que não será necessário pressionar José Serra por uma decisão. Ele acredita que o sentimento pela definição de um candidato no início de janeiro já é majoritário no partido. ¿Há três razões para que se decida rapidamente: o partido precisa enfrentar o comportamento de nossa adversária, que está em plena campanha, precisamos fazer as alianças partidárias, e isso demanda tempo, e é preciso que o candidato possa coordenar as questões regionais¿, resumiu.