Título: Vai cocaína, volta ecstasy
Autor: Figueiredo, Lucas
Fonte: Correio Braziliense, 07/12/2009, Brasil, p. 10

Jovens que utilizam o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para levar pó à Europa, costumam regressar com drogas sintéticas na bagagem para revendê-las no Brasil

Policiais federais que atuam em Confins: aumento no número de apreensões de entorpecentes motiva a criação de uma delegacia no aeroporto

As organizações criminosas não utilizam o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apenas como porta de saída de cocaína para a Europa, como mostrou o Correio na edição de ontem. O aeroporto também vem sendo usado como porta de entrada de drogas sintéticas, como ecstasy e LSD (ácido lisérgico), para consumo interno no país.

Nos últimos 14 meses, a Polícia Federal fez duas grandes apreensões no principal aeroporto mineiro. Ao todo, foram encontrados 35 mil comprimidos de ecstasy (só um carregamento tinha 25 mil comprimidos) e 4 mil pontos de LSD. Para se ter uma ideia, só a quantidade de ecstasy apreedida em Confins nessas duas ocasiões é maior do que toda a droga encontrada pela Polícia Federal (PF) no país em 2005.

A primeira apreensão em Confins, em setembro do ano passado, chamou a atenção da PF. Além dos 25 mil comprimidos de ecstasy, a ¿mula¿ (transportador da droga) trazia 100 gramas de haxixe e 90 gramas de skank (maconha potencializada). Era um carregamento grande. Apesar de ocuparem pouco espaço, os 25 mil comprimidos equivaliam a 61% da maior apreensão já feita no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (41 mil comprimidos, em 2008); e um quarto do recorde nacional (101 mil comprimidos, em São Paulo, também no ano passado). Nas boates e festas de música eletrônica, os comprimidos seriam vendidos a uma média de R$ 40 a unidade, rendendo aos traficantes cerca de R$ 1 milhão.

A apreensão dos 25 mil comprimidos de ecstasy em Confins está ligada diretamente ao aumento do número de voos internacionais oferecidos no aeroporto. A ¿mula¿, um brasileiro de 24 anos, havia embarcado em Lisboa com a droga e desembarcou em Confins, onde foi presa em flagrante. Esse voo, assim como os vindos de Paris, Miami e Panamá, foi inaugurado no ano passado e logo passou a ser utilizado pelos traficantes internacionais.

Diferentemente do que acontece com o tráfico de cocaína para a Europa, em que as ¿mulas¿ são preferencialmente estrangeiras, no tráfico de ecstasy da Europa para o Brasil, os transportadores da droga são geralmente brasileiros, jovens de classe média que acreditam ser possível evitar a repressão ao tráfico pelo fato de o entorpecente sintético ocupar pouco espaço na bagagem. Na apreensão de 10 mil comprimidos de ecstasy em Confins em julho deste ano, a ¿mula¿ era uma estudante universitária cearense de 22 anos. Além do ecstasy, ela havia trazido da Europa 4 mil micropontos de LSD e 1kg de skank. Caso seja condenada, a jovem ficará presa entre cinco e 15 anos.

O ecstasy (ou MDMA) é uma droga feita em laboratório e seu consumo pode levar à morte. Os principais centros produtores são Bélgica, Holanda e Polônia.

Rigor Segundo o delegado João Geraldo de Almeida, chefe da Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal em Minas Gerais, a rota do ecstasy que liga a Europa a Belo Horizonte precisa ser combatida com rigor, pois tem potencial para causar um grande estrago nos consumidores. ¿Essa nova rota nos preocupa muito. O consumo de ecstasy vem crescendo ano a ano, sobretudo entre os jovens¿, explica.

De acordo com Almeida, a delegacia da PF que será instalada em Confins no fim de 2010 destinará atenção especial ao problema. ¿Precisamos nos precaver para o previsível aumento do movimento de passageiros em Confins com os eventos esportivos que irão acontecer no Brasil¿, afirma, referindo-se à Copa do Mundo de 2014 ¿ a capital mineira será uma das sedes do evento ¿ e também às Olimpíadas de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Máfia Na edição de ontem, o Correio mostrou que a expansão dos voos internacionais em Confins está atraindo a atenção da máfia nigeriana. Os traficantes trazem a droga da Colômbia e, em vez de utilizar as rotas usuais, via São Paulo e Rio de Janeiro, onde as estruturas policiais e de fiscalização são maiores, buscam Confins como porta de saída alternativa. O voos Belo Horizonte-Lisboa, da TAP, disponíveis cinco dias por semana, são os mais procurados pelos traficantes.

Delegacia, só no fim de 2010

A Polícia Federal não tem dúvidas: no futuro, cada vez mais, as organizações criminosas deverão recorrer aos voos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para tentar enviar cocaína para fora do país. Por um motivo simples: a tendência é que Belo Horizonte aumente (e muito) o número de voos internacionais, já que a capital mineira será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com base nessa perspectiva, o superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, delegado Jerry Antunes de Oliveira, planeja instalar uma delegacia no aeroporto. ¿Já temos um delegado e 20 agentes atuando em Confins, mas não temos uma delegacia, o que ajudaria muito os trabalhos. A delegacia em Confins faz parte do nosso plano de segurança aeroportuário e deverá ser instalada até o fim de 2010¿, afirma Oliveira.

O chefe da Divisão de Repressão a Entorpecentes da PF em Minas Gerais, delegado João Geraldo de Almeida, concorda que a tendência é de o problema se agravar. ¿Por isso precisamos investir na estrutura policial de Confins, como foi feito em São Paulo e no Rio de Janeiro¿, diz. O delegado já atuou em São Paulo e foi um dos responsáveis pela implantação do novo sistema de repressão no aeroporto de Guarulhos. ¿O combate ao tráfico nos aeroportos começa do lado de fora, com a vigilância de que quem chega, de quem usa o estacionamento, por exemplo¿, explica o delegado.

¿Com a ajuda de câmeras, nós vigiamos os passageiros que transitam pelas áreas externa e interna do aeroporto, procurando identificar comportamentos suspeitos. Assim, mesmo antes de o traficante fazer o check-in ou passar pela imigração, nós sabemos quem ele é¿, ressalta Oliveira. (LF)