Título: Novo capítulo na sucessão
Autor: Cipriani, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 08/12/2009, Política, p. 9

Reunião entre Aécio e Serra na sexta-feira é vista pelo mineiro como chance de agilizar a escolha do candidato tucano à Presidência

Vou conversar com o governador Serra e o que posso garantir é que não passará do início de janeiro. Passadas as festas, volto na semana seguinte para bater o martelo¿ Aécio Neves, governador de Minas Gerais

A decisão sobre quem disputará a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo PSDB terá um novo capítulo na próxima sexta-feira em um encontro entre os dois presidenciáveis do partido, os governadores Aécio Neves e José Serra. Os dois estarão juntos em um seminário regional da legenda no Piauí. Aécio vem cobrando uma definição da cúpula partidária, mas o colega paulista até agora se mantém firme na estratégia de tomar uma posição somente em março do ano que vem.

¿Vou conversar com o governador Serra e o que posso garantir é que (minha decisão) não passará do início de janeiro. Passadas as festas, volto na semana seguinte para tomar bater o martelo¿, afirmou Aécio, durante a convenção estadual (1)do PSDB. Questionado em seguida sobre a possibilidade de o encontro de sexta já levar a uma conclusão sobre a candidatura tucana, Aécio afirmou que considera possível que isso ocorra.

Segundo o governador mineiro, apesar das suas investidas para agilizar a definição, até agora não houve avanço. Aécio disse estar recebendo manifestações de lideranças do partido e aliados, mas colocou na conversa com José Serra a expectativa de avançar na discussão. O governador manteve a postura, comunicada ao partido, de disponibilizar seu nome para candidato à Presidência até dezembro. Depois, se lançaria ao Senado. Esfriando a expectativa criada pelo mineiro, o presidente nacional dos tucanos, Sérgio Guerra, disse ontem que dificilmente um consenso ou um anúncio oficial sairá dessa conversa na sexta-feira.

Sucessão

Enquanto insiste em cobrar posicionamento do partido, Aécio dá mostras de que pretende se engajar no processo sucessório do estado. Segundo ele, a partir de janeiro ele vai se dedicar a preparar o palanque para seu vice, Antonio Augusto Anastasia, concorrer ao Palácio da Liberdade. ¿É aqui que estou, é aqui que ficarei e é aqui que lutarei para, quem sabe, um dia mostrar ao Brasil que seriedade e ética podem ser boas companhias na administração pública. Levarei esses valores de Minas para que possamos projetar o futuro sempre de forma transparente, mas sobretudo solidária¿, afirmou.

O governador voltou a dizer que os últimos episódios envolvendo o DEM no DF, principal aliado dos tucanos, não vão influir em eventual aliança entre os partidos. ¿Houve um problema sério, mas de repercussão localizada. O que aproxima o PSDB dos democratas é a visão de país que temos, a visão de gestão pública como instrumento de eficiência e não apenas de acomodação dos companheiros¿, afirmou Aécio.

1 - Vice em ascensão A eleição da nova executiva estadual do PSDB se transformou ontem em palco para o lançamento da pré-candidatura do vice-governador, Antonio Augusto Anastasia, ao Palácio da Liberdade. Colocada pelas lideranças do partido como marco zero para as eleições de 2010, a convenção deu o tom do que será a campanha dos tucanos em Minas: o apelo pela gestão de continuidade. Até mesmo o pré-candidato, sempre cauteloso ao falar de sua participação na disputa, adotou discurso mais político e posou para várias fotos com filiados.