Título: TV digital não emplaca no país
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 02/12/2009, Economia, p. 14

Em um ano, foram vendidos poucos equipamentos aptos a receberem o sinal

A TV digital completa hoje dois anos no Brasil. O sistema está sendo implantado de forma gradativa e está disponível em 27 cidades, sendo 19 capitais e oito municípios (veja quadro). Brasília entrou no circuito em 22 de abril. Apesar do potencial de 70 milhões de televisores no país que precisam do conversor para receber o sinal digital, a TV digital ainda não deslanchou. Desde o lançamento, o número de televisores, conversores e celulares vendidos no país e que são aptos a captar a nova tecnologia é de cerca de 2 milhões, segundo o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, ou seja, menos de 3% se compararmos o total com os aparelhos de TV que hoje só recebem o sinal analógico.

Preços ainda elevados dos equipamentos, falta de informação e cobertura restrita são os principais entraves apontados para a popularização do serviço no mercado brasileiro. ¿As emissoras estão implantando o sistema, mas do ponto de vista do usuário, está baixa a adesão. Primeiro, porque o aparelho é caro. Segundo, porque não existe uma vantagem clara de se fazer o investimento, pois a programação é reduzida é a cobertura é restrita¿, comenta Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria especializada em telecomunicações. O especialista acredita que grandes eventos, como a Copa do Mundo do ano que vem, devem acelerar a corrida por TVs e conversores.

A recepção de TV digital com outros equipamentos é outro atrativo para os consumidores. Aproveitando o sucesso das vendas de banda larga móvel, a Vivo lançou ontem um modem 3G com recepção de sinal aberto e gratuito da TV digital(1). O dispositivo começa a ser vendido esta semana nas cidades onde esse sistema está funcionando. ¿A novidade tem tudo para agradar ao consumidor. Reúne atributos que a tornarão indispensável para quem quiser acompanhar de perto todos os lances da Copa do Mundo e das Olimpíadas, os grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil¿, afirma Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo. O modem custa a partir de R$ 79, na contratação do serviço de internet ilimitado.

Outras operadoras também devem brigar por esse mercado. A Claro informou que pretende oferecer o serviço em breve. A Oi informou que analisa constantemente novas oportunidades de negócios e que está preparada para incluir novos modelos de modem em seu portfólio. A TIM não se pronunciou até o fechamento da edição.

Torre

Em Brasília, a transmissão da TV digital ocorre em caráter experimental. Isso porque está sendo construída uma torre para abrigar as antenas das emissoras do DF. O GDF reiterou o lançamento da obra em 21 de abril, no aniversário de 50 anos de Brasília, data confirmada pela Mendes Júnior, construtora que executa o empreendimento. ¿A obra não está atrasada, apesar dessa chuva toda¿, garantiu Amaro Guatmosim, diretor de negócios da Mendes Júnior no Centro-Norte.

1 - Imagem limpa A substituição do sinal analógico pelo digital trará uma imagem limpa, sem distorções e o som com qualidade dos atuais CDs. A nova tecnologia também permite gravar programas e, no futuro, vai possibilitar a interatividade. Outra vantagem é a mobilidade, pois a TV digital pode ser acessada por equipamentos portáteis como celulares e notebooks.