Título: Uma forcinha companheira
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/2009, Política, p. 9

Centrais sindicais ajudam na divulgação do filme que narra a saga do presidente Lula

Ingressos a R$ 5 para sindicalizados: Glória Pires e Dilma agradecem

São Paulo ¿ Se depender dos 3,4 mil sindicatos espalhados pelos quanto cantos do país, o filme Lula, o filho do Brasil terá sucesso garantido. Há duas semanas, as bilheterias de 20 exibidores vendem antecipadamente ingressos a R$ 5 para quem apresentar carteirinha de trabalhador sindicalizado. A expectativa é que pelo menos 4 milhões de pessoas assistam ao longa que conta a vida miserável que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve na infância e seu êxito ao chegar à vida de sindicalista.

Até ontem, o filme havia sido exibido em cinco pré-estreias, em Brasília, Recife, São Bernardo do Campo e São Paulo. Ao todo, 10 mil pessoas já conferiram a película, que vem sendo apontada por alguns como instrumento para inflar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República. Ontem, o filme foi exibido para 600 convidados da Força Sindical, num auditório do bairro da Liberdade, centro de São Paulo. Na semana que vem, haverá outras duas sessões especiais para 3 mil convidados dos atores que participam do longa e dos patrocinadores.

A ajuda que as centrais sindicais estão dando para alavancar a bilheteria nada tem a ver com eleições, garantem os dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT). ¿A CUT vai ajudar na divulgação do filme do Lula porque quer mostrar ao trabalhador a importância de ser sindicalizado e lutar por seus direitos. Além do mais, o Lula é fundador da entidade¿, justifica o secretário de Finanças da CUT nacional, Vagner Freitas. Segundo ele, a entidade não fatura um centavo com a venda antecipada dos ingressos nem com a promoção do filme.

Recordistas De acordo com a gerente de marketing da distribuidora do filme, Cristiana Cunha, a estratégia das vendas antecipadas e o convênio feito com a CUT são inéditos no Brasil, quando se trata de um filme nacional. Os produtores pensam em fazer de Lula, o filho do Brasil o filme nacional mais assistido de todos os tempos, batendo o recordista Dona Flor e seus dois maridos, que chegou a 12 milhões de espectadores. ¿Nossa meta inicial é bater o megassucesso Se eu fosse você 2, que teve 6,5 milhões de ingressos vendidos¿, ressalta Cristiana. Para isso, haverá comerciais no rádio e na televisão, outdoors, painéis em ônibus e no metrô das grandes cidades. ¿Essa divulgação nada tem a ver com política. Estamos investindo no filme porque temos retorno financeiro garantido¿, disse Cristiana. Ela se nega a revelar o valor investido na divulgação. Na quarta, as 430 sindicalistas lotaram o Cine Marabá, no centro de São Paulo, para assistir ao filme. No fim, aplausos calorosos e muita gente aos prantos, principalmente quando eram apresentadas as sequências que mostravam a criação da CUT.