Título: Azeredo ganha apoio de Aécio
Autor: Cipriani, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/2009, Política, p. 11

Governador diz que não vê indícios ¿de atuação direta¿ do senador tucano no suposto esquema de arrecadação irregular de dinheiro e destaca ainda que episódio não influencia as eleições de 2010

Azeredo responderá no STF por uso do cargo público em benefício próprio

O governador Aécio Neves (PSDB) disse ontem que o senador tucano Eduardo Azeredo é ¿vítima do conturbado momento político¿ pelo qual o país está passando. Denunciado por envolvimento em um suposto esquema de caixa 2 na campanha à reeleição ao governo mineiro em 1998, Azeredo responderá no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (uso do cargo público em benefício próprio) e lavagem de dinheiro. Para Aécio, será a chance do colega de partido provar a inocência.

¿Não compreendo, não sou jurista, mas não vi se existem ali indícios de uma atuação direta do senador Azeredo, uma responsabilidade direta dele. Problemas ocorreram na prestação de contas, na arrecadação de recursos, mas não vi nada que me desse garantias de que tenha havido, enfim, uma intermediação, uma ação direta do senador¿, afirmou Aécio. O governador saiu em defesa de Azeredo: ¿É preciso que fique claro, ele não foi condenado. O Supremo apenas autorizou a abertura de processo e com serenidade e com tranquilidade que cabe aos homens de bem como o senador Eduardo Azeredo, ele terá condições de se defender e, espero, provar sua inocência¿.

A denúncia do Ministério Público Federal foi acatada quinta-feira pelo STF por 5 votos a 3 e, em seguida, o senador divulgou nota rebatendo as acusações. O julgamento estava suspenso desde 4 de novembro por um pedido de vista do ministro José Antônio Dias Toffoli, que foi contrário ao voto do relator Joaquim Barbosa, pela abertura do processo. Para Toffoli, não havia como provar o vínculo de Azeredo com os crimes constantes das denúncias.

Eleições Para Aécio, o episódio envolvendo Azeredo não deve influir contra os tucanos nas eleições de 2010. ¿Se você me perguntar se acho que isso tem um reflexo direto nas eleições de 2010, diria com muita clareza que não. São problemas específicos, são problemas pontuais¿, ressaltou.

Para acabar com os problemas de caixa 2 eleitoral, como os que envolveram o PT e agora o PSDB, Aécio defendeu o financiamento público exclusivo de campanha. ¿Financiamento misto, como alguns chegaram a sugerir, a meu ver, não resolve absolutamente nada, talvez até agrave os problemas¿, destacou.

É preciso que fique claro, ele (Azeredo) não foi condenado. O Supremo apenas autorizou a abertura de processo¿