Título: Integrantes da comitiva de Lula se contaminam
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 05/12/2009, Brasil, p. 15

GRIPE SUÍNA

Dois seguranças do presidente contraem o vírus H1N1 na Europa e não voltam ao país

Dois integrantes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contraíram influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína, durante viagem à Europa. Um segurança do presidente e um suboficial da Aeronáutica, que não tiveram os nomes divulgados, permanecem em Hamburgo, na Alemanha, e não embarcaram de volta para o Brasil, ontem, com a comitiva presidencial.

Segundo informações do Itamaraty, os dois saíram de Lisboa, em Portugal, e foram para Hamburgo, sem passar por Berlim. Os seguranças estiveram ontem na estação central da cidade para receber a comitiva presidencial, que saiu da capital alemã pela manhã.

Na noite de quinta-feira, os dois tiveram febre alta e, ontem, antes do embarque, receberam a confirmação de que tinham contraído o vírus H1N1 e não puderam voltar ao Brasil. O Itamaraty informou que o médico alemão que acompanha o caso relatou que os seguranças estão sendo medicados com Tamiflu, passam bem e tomarão uma vacina contra a enfermidade apenas se a febre persistir.

Segundo a médica Cacilda Rosa de Lima, que acompanha a comitiva presidencial, os dois pacientes estão estáveis, mas vão permanecer num hotel em Hamburgo por até uma semana. Depois, voltarão para o Brasil.

Cacilda informou que os dois integrantes da equipe de segurança do presidente Lula podem ter contraído a gripe A em Portugal. ¿Os dois tinham febre, mas um deles apresentou dificuldades para respirar e dores no peito. Então, decidimos levá-los ao hospital¿, disse.

De acordo com a médica, a equipe que atende a Presidência da República estava preparada para eventuais casos de contaminação por gripe A nessa viagem à Europa. ¿A confirmação dos casos não nos pegou de surpresa. Estávamos alertas, pois estamos com uma curva ascendente (de contaminação) na Europa¿, afirmou.

Mortes Até o fim de outubro, seis mortes por gripe A haviam sido registradas na Alemanha. Em dezembro, o número de vítimas triplicou. Uma campanha de vacinação no país já havia imunizado 5 milhões de alemães ¿ de um total de 80 milhões ¿ no fim do mês de novembro. A Europa enfrenta um aumento de intensidade da pandemia em razão do inverno rigoroso.

A confirmação dos casos não nos pegou de surpresa. Estávamos alertas, pois estamos com uma curva ascendente (de contaminação) na Europa¿

Cacilda Rosa de Lima, médica da comitiva presidencial