Título: No DF, mais R$ 750 mi
Autor: Santos, Danielle
Fonte: Correio Braziliense, 10/12/2009, Brasil, p. 15

Relatório aponta expansão urbana como um dos principais problemas

A região que compreende o Distrito Federal e o entorno (formada por três municípios mineiros e 19 cidades goianas) está entre as que mais podem sofrer com a falta de água nos próximos anos. A Agência Nacional de Águas (ANA) estima um investimento de R$ 758,3 milhões nos próximos anos para atender a área, que corresponde a 55.382 km2. A expansão urbana é hoje a principal causa da limitação dos recursos hídricos na região. Para resolver o problema, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago) preveem a captação de águas do Lago Corumbá IV e do Lago Paranoá.

¿O DF é uma região de cabeceira e, por isso, considerada o berço das águas que abastecem também outras regiões interligadas. Aqui, temos capacidade técnica de tomar as providencias e suprir essa oferta hídrica para tentar solucionar o problema¿, adianta o especialista em recursos hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes.

Juntos, DF e entorno localizam-se nas cabaceiras de três ricas regiões hidrográficas do país: Tocantins/Araguaia, Paraná e São Francisco. Apesar disso, os mananciais oferecem pouca disponibilidade hídrica para atender a demanda devido a proximidade das nascentes. As principais fontes de abastecimento apenas da capital federal se concentram nas bacias do Descoberto e de Santa Maria, sendo responsáveis pelo atendimento de cerca de 83% da população do DF.