Título: Confusão dentro e fora da Câmara
Autor: Tahan, Lilian; Calcagno, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2009, Cidades, p. 23

Estudantes e seguranças brigam na entrada do plenário: alunos tiveram que sair das galerias da Câmara

O clima entre o movimento que pede o impeachment do governador José Roberto Arruda (sem partido) e manifestantes pró-governador esquentou na noite de ontem. Policiais militares foram acionados pela presidência da Câmara Legislativa para conter os dois grupos reunidos em frente à Casa. Durante todo o dia de ontem, estudantes que protestam pela saída do governador tentaram permanecer na Câmara.

Inicialmente, o acesso dos estudantes havia sido barrado pelos seguranças da Câmara. Mas, em seguida, por ordem da presidência, os manifestantes puderam entrar na galeria do plenário por volta das 16h30. Por pouco mais de meia hora, acompanharam os discursos dos deputados, mas depois tiveram de sair em função de uma briga entre seguranças e estudantes na entrada da Câmara. Houve empurra-empurra e alguns alunos que participavam do movimento reclamaram de agressões.

O mesmo grupo que protestava em frente à Câmara liderou uma passeata que começou na Rodoviária e seguiu até o Congresso Nacional, passando pela árvore de Natal armada na Esplanada dos Ministérios.

Durante a votação do orçamento, já durante a madrugada, o grupo de manifestantes continuou a fazer protesto do lado de fora da Câmara, mas sem ter acesso ao plenário. José Tabosa, de 56 anos, chegou a ser levado para o Hran depois de passar mal durante confronto entre manifestantes que apoiam o governador e o grupo pró-impeachment de Arruda.