Título: Exonerações no Detran
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2009, Política no DF, p. 24

Sede do Detran no SIA: Alberto Fraga, secretário de Transportes, determinou a demissão de cargos de confiança

Um dos ocupantes de cargos de confiança no Departamento de Trânsito (Detran) por indicação do presidente afastado da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM), perdeu o emprego ontem. O presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Detran, Cristiano Gonçalves Menna Barreto, foi exonerado. A chefe da Ouvidoria do órgão, Clarice Calais, também indicada por Prudente deverá deixar o cargo tão logo volte de licença médica.

As demissões foram determinadas pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga, que tem ingerência sobre o Departamento de Trânsito. A ordem partiu depois que matéria publicada pelo Correio no último domingo mostra o vínculo de parentesco e amizade entre servidores do Detran e Leonardo Prudente. O distrital foi flagrado escondendo maços de dinheiro nas roupas e meias. ¿Já tinha muitas reclamações contra essas pessoas, então resolvi tomar uma atitude definitiva e optei pela exoneração¿, disse Fraga.

Quanto à Clarice Calais, chefe da Ouvidoria que não tem ido ao trabalho alegando problema de saúde, a confirmação de sua exoneração só será feita quando a servidora retornar. ¿Ela pode ter certeza que o dia em que pisar de volta no Detran será demitida¿, avisa o secretário de Transportes. De acordo com Fraga, o afastamento de Clarice Calais já dura 60 dias.

Como mostrou reportagem no último domingo, Cristiano Menna Barreto é concunhado de Prudente. Ele é casado com Rosa Maria da Silva Menna Barreto, irmã de Conceição Ceolin Prudente, a mulher do deputado. Cristiano foi nomeado para a presidência da Comissão Permanente de Licitação em 14 de novembro de 2007, o mesmo dia da exoneração de Marcus Vinícius Prudente, irmão do distrital. Os dois exerciam cargo de confiança (CNE-6). Além deles, o ex-diretor do Detran Jair Tedeschi também mantém estreita ligação com o distrital. Ele deixou a direção da autarquia para tornar-se chefe de gabinete do deputado.

Sem licitação As ligações de parentesco e amizade de funcionários do Detran com Leonardo Prudente dão peso às denúncias feitas por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais, ao Ministério Público do Distrito Federal e à Justiça Federal. Em depoimento ao Núcleo de Combate ao Crime Organizado do MP, em 16 de setembro de 2009, Durval afirmou que Prudente comanda o Detran por meio de parentes e aliados com ¿a finalidade de desviar dinheiro público¿. Ele cita que isso ocorreu na Comissão de Licitação e na Ouvidoria do órgão.

Leonardo Prudente é um dos fundadores da G6 Sistema de Segurança. A empresa criada por Prudente foi repassada alguns anos depois, quando ele se tornou distrital, a amigos de sua família. A G6 mantém contratos milionários com o Detran em caráter emergencial e, portanto, sem licitação. Nos últimos três anos, os contratos emergenciais saltaram de R$ 11 milhões em 2006 para R$ 46 milhões em 2009. Um parecer do Ministério Público, assinado pela promotora adjunta Carina Costa Leite em 2008, mostrou que a G6 ganhou contrato com Detran mesmo propondo preço 40% acima do oferecido pela concorrência. O deputado não foi localizado pela reportagem.