Título: Programa vai às ruas no DF
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2009, Brasil, p. 13

Atendimento multidisciplinar de dependentes, que começou em Salvador, será estendido a Brasília e a mais 12 municípios

Uma experiência bem-sucedida em Salvador (BA), que tenta reduzir os danos provocados pelas drogas aos usuários, vai ser multiplicada em 13 municípios do país, inclusive no Distrito Federal. Batizado de Consultório de Rua, o programa consiste no atendimento de dependentes sem lar ou que passam grande parte do tempo em locais públicos, como praças, viadutos e avenidas. A ideia é colocar equipes multidisciplinares ¿ compostas por integrantes da área de saúde mental, atenção básica e assistência social da prefeitura ou governo ¿ para fazer a primeira abordagem a essa população. Cada projeto selecionado pelo governo federal, via edital público, receberá R$ 50 mil.

No Distrito Federal, o Núcleo de Apoio ao Usuário de Álcool e outras Drogas de Brasília, mantido pela Secretaria de Saúde, foi selecionado para colocar em prática o projeto. Para o coordenador nacional da área de saúde mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel, tal tipo de abordagem é fundamental para chegar aos moradores de rua que, devido às próprias condições, dificilmente procuram o sistema de saúde. ¿A principal característica dessa intervenção é oferecer cuidados no próprio espaço da rua, preservando o respeito ao contexto sóciocultural da população¿, explica.

Ele ressalta que a missão das equipes, num primeiro momento, é oferecer o cuidado básico aos moradores de rua. ¿Para cada um, é oferecido um kit, que pode ser composto por folhetos informativos, camisinhas, protetor labial para quem tem feridas na boca (muito comum entre os usuários de crack devido ao contato com o cachimbo). Também podem ser feitos testes rápidos de HIV¿, explica Pedro Gabriel. Em Salvador, a experiência existe há dois anos e, desta vez, receberá recursos do governo federal.