Título: 13º salário reduz calote
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2009, Economia, p. 21

Consumidor aproveita renda extra de fim de ano para quitar dívidas e faz inadimplência recuar 3,9% em novembro

O calote do consumidor brasileiro diminuiu em novembro. A inadimplência caiu 3,9% comparado com igual mês do ano passado ao registrar o menor recuo desde maio de 2005 (-7,5%), período em que o Brasil apresentava alto crescimento na quantidade de pessoas com dívidas vencidas. Segundo a Serasa Experian, a proximidade do Natal e a chegada da primeira parcela do 13º salário influenciaram diretamente esse resultado, já que o consumidor aproveitou a renda extra para organizar a vida financeira e recuperar o poder de compra.

Com a inadimplência em queda e a recuperação de indicadores econômicos importantes, cresceu a confiança do empresariado e a expectativa de que este fim de ano vai sanar os prejuízos causados pela crise. De acordo com o Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios, medido pelo grupo Santander em conjunto com o Instituto Insper, o otimismo dos empresários aumentou 2,1 pontos percentuais entre setembro e novembro ao marcar 68,9 pontos ¿ resultado que se aproxima dos valores registrados no pré-crise. ¿Há uma percepção de que a economia vai melhorar, principalmente com todos os bons números que estão sendo divulgados. O empresário já está sentindo a melhora¿, afirmou o professor de economia do Insper José Luiz Rossi.

Os indicadores mencionados pelo professor são os de inadimplência, a circulação do 13º salário na economia e a elevação do emprego formal e da massa salarial. O assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, faz coro com Rossi. ¿Houve a volta do crescimento econômico acompanhada de melhores condições de crédito e prazos mais longos. Tudo isso, além do 13º, tem ajudado o consumidor a colocar sua vida em ordem¿, relatou Almeida.

O mês que antecede o Natal é o que registra os maiores recuos no volume de calotes e aumento de confiança do comércio e indústria, segundo entidades de gestão de risco de crédito. Tradicionalmente, a proximidade de datas comemorativas faz com que o consumidor se apresse em quitar débitos em atraso. Na avaliação de especialistas, isso ocorre porque o brasileiro é dependente de crédito e, quando consegue uma renda extra, como o 13º salário, usa parte desses recursos para resolver pendências e não perder capacidade de compra.

O número 2,1 pontos Foi quanto aumentou o nível de confiança de empresários na economia brasileira, atingindo a pontuação de 68,9 entre setembro e novembro