Título: Safra de cana será menor
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2009, Economia, p. 27

Segundo relatório divulgado pela Conab, as chuvas reduziram a estimativa de colheita de 629 milhões para 612 milhões de toneladas. Por isso, o preço do álcool deve continuar alto

O excesso de chuvas entre os meses de julho e novembro na região centro-sul ¿ responsável por mais de 90% da produção sucroalcooleira do Brasil ¿, levou a Conab a reduzir suas estimativas para a safra 2009/10 de cana-de-açúcar do país e para a produção de açúcar e álcool. ¿O excesso de umidade causado pelo grande volume de chuvas (...) interferiu na concentração de sacarose pela planta e prejudicou intensamente a colheita e o rendimento industrial¿, destacou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em relatório. ¿A ocorrência desses fatos fez com que aumentasse a quantidade de cana madura, que deve remanescer no campo para ser moída na próxima safra¿, acrescentou a companhia.

A previsão do total de cana moída no Brasil em 2009/10, cuja safra está em fase final de colheita, é de 612,2 milhões de toneladas, redução ante a previsão (de setembro) de 629 milhões de toneladas. A expectativa é de que cerca de 20 milhões de toneladas ficarão nos campos.

Na temporada passada, a produção somou 571,4 milhões de toneladas. As chuvas reduziram a concentração de sacarose e o rendimento da indústria, o que afeta a produção de açúcar e etanol. Do total da cana esmagada, 45% foram destinados à produção de açúcar e 55% de etanol. A produção total de açúcar do país foi estimada em 34,6 milhões de toneladas, contra 36,7 milhões de toneladas na segunda estimativa.

A projeção para a produção de etanol em 2009/10 também foi reduzida, passando de 27,9 bilhões de litros em setembro para 25,9 bilhões na estimativa divulgada ontem. Em 08/09, o Brasil produziu 26,7 bilhões de litros.

Para a região centro-sul, a previsão da Conab, que realizou a terceira estimativa para o setor, é de produção de 548,8 milhões de toneladas de cana, também queda ante setembro, quando a estimativa era de 565,6 milhões de toneladas. A Conab prevê que a produção de álcool do centro-sul na temporada chegará a 23,7 bilhões de litros, queda ante a previsão anterior de 25,7 bilhões de litros. ¿A previsão para os próximos meses na região indica maior probabilidade de as chuvas ocorrerem acima da média, o que deverá atrapalhar o planejamento das unidades que pretendem estender o fim da colheita até o início de 2010¿, destacou a Conab.

Os preços futuros do açúcar negociados na bolsa de Nova York avançavam quase 5% ontem, à medida que o enfraquecimento do dólar estimulava o rali em meio ao aperto da oferta e à robusta demanda da Ásia.

E EU COM ISSO A redução na safra de cana-de-açúcar não é uma boa notícia para o brasileiro. Especialmente para quem usa o álcool combustível. Depois de dois anos de preços em queda ¿ primeiro devido à redução nas exportações e, no ano passado, em função da crise internacional ¿, desde julho, o preço começou a reagir até atingir o patamar mais elevado em novembro, estabilizando-se nas alturas. Com a menor oferta no próximo ano, a tendência é de que os preços se mantenham elevados, especialmente porque a demanda pelo etanol continua pressionada, consequência das vendas crescentes de carros flex.