Título: Senado, meta factível
Autor: Ribeiro, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 12/12/2009, Política, p. 3

Tratamento reduz à metade tumores de Alencar. Animado, ele volta a falar em eleições

Centro das atenções na ausência de Lula, o vice-presidente trava uma briga com o câncer há 12 anos

Desde que o vice-presidente José Alencar reiniciou o tratamento de quimioterapia em setembro, os médicos notaram redução de mais de 50% em seus tumores. A notícia foi dada, ontem, no Rio de Janeiro, pelo próprio Alencar, que luta contra o câncer há 12 anos e passou por 15 cirurgias. Ao comemorar os resultados, ele anunciou que se a recuperação continuar no mesmo ritmo, poderá ser candidato ao Senado pelo PRB em 2010.

A informação foi confirmada pelo oncologista Paulo Hoff, chefe da equipe responsável pelo tratamento de José Alencar. ¿De fato, os tumores tiveram redução substancial. Os resultados têm sido extremamente positivos¿, assegurou Hoff. Também integrante da equipe que cuida do vice-presidente, o médico Ademar Lopes ressaltou que a quimioterapia com o uso de uma combinação de remédios convencionais está produzindo efeito, reduzindo os tumores, que acometem a região do abdômen e do intestino do paciente. Segundo ele, diante disso, o prognóstico do vice-presidente é positivo. ¿Estamos torcendo para que o remédio continue surtindo efeito e para que os tumores regridam ainda mais¿, afirmou Lopes.

Em setembro, Alencar abandonou o tratamento experimental no MD Anderson, um dos maiores centros especializados em câncer do mundo, sediado em Houston, nos Estados Unidos, e retomou a quimioterapia com medicamentos convencionais no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

¿O tratamento vem dando bons resultados, além, naturalmente, das orações e da corrente que se formou no Brasil a favor da minha saúde. Agradeço muito. Em outubro, fizemos exames de imagem, e o tumor havia regredido 30% de tamanho. Anteontem, foi feito um segundo exame, caiu mais 30%. Daqui a pouco vamos o colocar o verbo no passado: havia um câncer no José Alencar¿, afirmou o vice-presidente. ¿Vamos sustentar o fogo que a vitória é nossa¿, completou, recorrendo à frase usada pelo almirante Barroso, na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai, em 1865. Sobre a possível candidatura ao Senado, o vice-presidente assinalou: ¿Se eu estiver curado, se as lideranças quiserem e o povo desejar, eu aceito.¿

Palavrão

O vice-presidente aproveitou a ocasião para defender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que usou um palavrão durante discurso em São Luís (MA). Para Alencar, Lula expressou a intensidade de sua vontade de ajudar a população carente. ¿O que o presidente quis dizer é que ele está preocupado com as pessoas que estão em situação difícil. E todos conhecem a sensibilidade do Lula em relação a isso. Então ele se utilizou de uma expressão forte. Porém, ele deseja dizer que nós queremos fazer tudo para tirar mais brasileiros da extrema dificuldade¿, afirmou o vice.

Daqui a pouco vamos o colocar o verbo no passado: havia um câncer no José Alencar. Se eu estiver curado, se as lideranças quiserem e o povo desejar, eu aceito ser candidato