Título: Tentativa de cassar licença dos pilotos
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 12/12/2009, Brasil, p. 19

Advogado dos familiares das vítimas que morreram no acidente da Gol em 2006 acha brecha para pedir cancelamento do registro dos responsáveis pelo Legacy

Lepore (de branco) e Paladino (boné) pilotavam o Legacy: sem comunicação

Os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que conduziam o jato Legacy no momento da colisão com o Boeing da Gol, em 2006, culminando na morte das 154 pessoas a bordo, poderão ter a licença profissional cassada. O advogado Dante D¿Aquino, que representa a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907, protocolou na sede da Federal Aviation Administration (FAA), semelhante à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pedido de cancelamento do registro dos pilotos, com base em decisão de outubro da entidade. Na ocasião, a FAA cassou sumariamente o certificado de Tïmothy B. Cheney, por ter voado cerca de 90 minutos sem acionar os equipamentos de comunicação do avião.

¿Entendemos a decisão como um precedente. Veja que esse piloto norte-americano nem chegou a causar acidente, mas, pelo simples fato de não ter operado a aeronave adequadamente, teve o registro cancelado. Porque, então, pilotos que, no Brasil, cometeram as mesmas falhas e mataram 154 pessoas devem ser poupados? Vamos buscar a igualdade¿, diz Dante. O advogado anexou, no pedido de cassação da licença de Lepore e Paladino, moção de apoio ao pleito assinada por cerca de 230 deputados e 50 senadores. A FAA vai abrir processo administrativo para decidir o futuro da dupla. Está marcado para o primeiro semestre de 2010 o resultado da apuração.