Título: Arruda faz aparição surpresa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/12/2009, Cidades, p. 23

O governador José Roberto Arruda fez, ontem à tarde, sua primeira aparição em meio ao povo desde que se viu alvo da Operação Caixa de Pandora, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no último dia 27. Arruda chegou de surpresa em Samambaia para entregar 600 cheques-moradia ¿ a assessoria do governador não havia revelado sua agenda. Antes, ele participou de uma cerimônia na Academia de Polícia Militar em que divulgou um pacote de medidas e assinou o decreto de promoção de 4,1 mil policiais militares e de 2.676 bombeiros.

A emoção foi o tom do discurso para os moradores de Samambaia. Arruda pediu a compreensão das pessoas. Chamou de ¿armadilhas¿, ¿injúrias¿ e ¿ofensas¿ as denúncias que recaem sobre seu governo. Ele foi gravado por Durval Barbosa, ex-assessor de Relações Institucionais, recebendo dinheiro durante a campanha eleitoral de 2006. ¿Me aconselharam a ficar em casa. Mas eu não dei conta de não vir aqui. Porque eu amo vocês do fundo do meu coração¿, afirmou durante seu discurso.

O governador chegou a Samambaia de helicóptero. Começou o discurso dizendo que estava com ¿saudades¿ de estar na rua. Citou Deus diversas vezes e afirmou estar passando por um período de grande sofrimento. ¿Eu quero neste momento agradecer primeiramente a Deus, que é quem nos dá força. Quem é que está aqui que já não sofreu na vida? Gente, eu estou sofrendo. É muito xingatório, é muita intriga, é muita gente querendo me derrubar. Mas eu tenho fé em Deus e Deus é mais¿, afirmou. Ao entregar o benefício, arrancou aplausos e frases como ¿deixa o homem trabalhar!¿.

Arruda demonstrou disposição em preservar a gestão administrativa do governo em meio à crise. ¿Vou continuar trabalhando por Brasília. O meu compromisso é o seguinte: não vai ficar nenhuma família que morava nas invasões que acreditou em mim e que veio pra cá sem receber o seu cheque-moradia.¿ O deputado distrital Paulo Roriz (DEM), que reassumiu a Secretaria de Habitação, e a deputada Eliana Pedrosa (DEM) estavam presentes no evento.

Segurança Também na tarde de ontem, o governador assinou o decreto de promoção de 6.776 policiais e bombeiros militares. ¿O Plano de Cargos sai do papel para fazer justiça na vida de 6.776 policiais e bombeiros militares que hoje recebem a sua tão esperada e tão justa promoção¿, disse Arruda. No próximo 5, os militares vão receber as gratificações por risco de vida referente aos meses de abril a setembro deste ano. As parcelas de outubro e novembro já foram pagas. ¿Os compromissos que assumi com essas instituições, graças a Deus, estou tendo a chance de cumprir¿, completou.

Aplaudido pelos cerca de 5 mil militares e familiares presentes no evento, Arruda anunciou a ampliação das cotas do serviço voluntário gratificado de 20 mil para 25 mil cotas. As escalas também terão de ser revistas em até 30 dias. ¿Assinei feliz os atos para que as escalas sejam revistas, para que os policias possam trabalhar em escalas mais humanas. Assinei um sonho de mais de 20 anos, a criação da Defensoria. Assim como o aumento das cotas do serviço voluntário, os recursos para reformas e ampliações dos quartéis e do Centro Médico¿, disse.

O governador encaminhou à Câmara Legislativa dois projetos de lei. O primeiro trata do Plano de Seguro de Vida. O outro prevê indenização por morte e invalidez total e parcial. Esses benefícios são estendidos aos policiais militares, civis e aos bombeiros.