Título: Reprovados no quesito presença
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 26/12/2009, Política, p. 3

Campeões de ausências chegaram a ter 95% de faltas. Quatro deputados foram a todas as sessões

Jader Barbalho está entre os mais faltosos. Só perdeu para doentes crônicos

O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) é considerado um cacique no PMDB com papel de protagonista nas negociações eleitorais com o PT em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. No currículo parlamentar consta ter presidido o Senado e renunciado ao mandato para escapar da cassação. Mas, eleito para a Câmara, o paraense coleciona faltas. Sai ano e entra ano, Jader figura entre os mais ausentes do plenário. Apesar disso, com a ajuda do perdão da direção da Casa, ele chega ao fim do mês com o salário cheio, sem nenhum desconto.

Das 115 sessões ocorridas em 2009, o peemedebista compareceu a 31, apresentou justificativas às ausências em 76 e somente em oito não enviou à Mesa Diretora argumentos para estar longe do plenário. Jader tem um índice de ausência de 73%. Se a regra, prevista no Regimento Interno, valesse para todas as faltas e não apenas para as que não foram justificadas, ele teria o mandato cassado, desta vez por falta de assiduidade. Mas os perdões seguidos o abonam. As oito ausências sem justificativa se dividem entre novembro e dezembro, quando ele participou de algumas votações.

Em 2008, tirou uma licença médica e participou de apenas 49 sessões, com 17 ausências, das quais oito não justificadas. Em 2007, esteve ausente em 57% das votações, mas apresentou argumentos para 30% delas. O deputado só não é mais faltoso do que dois parlamentares que tiraram seguidas licenças, por motivo de doença, ao longo do ano passado e por isso figuram no topo da lista: Miguel Martini (PHS-MG), com 95,7% de faltas, e Nice Lobão (PMDB-MA), com 93,9%

Além de Jader, Martini e Nice Lobão, três deputados faltaram em mais da metade das reuniões deliberativas deste ano: Fernando de Fabinho (DEM-BA) participou de apenas 42 sessões, justificou-se em 71 e em duas não deu argumentos, o que lhe garante 63,4% de ausência. Vadão Gomes (PP-SP) esteve em 51 dias de votação, justificou-se em 62 e em outras duas não apresentou o motivo. O Correio tentou falar com os deputados citados. Deixou recado na última semana nos gabinetes na Câmara, mas não obteve retorno.

Assíduos

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que em 2008 ficou dois meses fora da Câmara por um problema de saúde, continua com alto índice de ausência. Ele faltou a 39 sessões. Dessas, deixou de apresentar explicações para quatro, e compareceu a 76. Isso significa que ele ficou fora do plenário em 34% das deliberações. Depois de lançar farpas aos deputados peemedebistas Michel Temer (SP), Henrique Eduardo Alves (RN) e Eduardo Cunha (RJ), líderes questionaram o fato de Ciro dar palpites e não ter uma vida ativa no Congresso.

Em contraste com os campeões em ausência e os deputados que se beneficiam da facilidade no abono de faltas, quatro parlamentares se destacaram por ter comparecido a todas as 115 sessões realizadas na Câmara durante este ano. Os deputados Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Jofran Frejat (PR-DF), Leonardo Vilela (PSDB-GO) e Manato (PDT-ES) tiveram 100% de comparecimento.

Participação

Veja quem são os deputados que compareceram a todas as 115 sessões realizadas na Câmara em 2009 e os campeões em faltas:

Os mais assíduos

Emanuel Fernandes (PSDB-SP) Jofran Frejat (PR-DF) Leonardo Vilela (PSDB-GO) Manato (PDT-ES)

Os mais faltosos

Deputado - Ausências Miguel Martini - 110 Nice Lobão - 108 Jader Barbalho - 84 Fernando de Fabinho - 73

Fonte: Secretaria-Geral da Mesa da Câmara