Título: Micareta amplia problema em Natal
Autor: Souza, Erta
Fonte: Correio Braziliense, 31/12/2009, Brasil, p. 8

Carnatal, que levou mais de um milhão de pessoas à capital potiguar no fim de novembro, teve como ¿efeito colateral¿ o aumento do número de casos suspeitos de gripe suína registrados nos hospitais da cidade e a superlotação no laboratório especializado na região

Juliana, da Vigilância Epidemiológica, diz que as suspeitas são tratadas mesmo sem diagnóstico laboratorial

Ao que tudo indica, cerca de 400 pacientes do Rio Grande do Norte que apresentaram sintomas compatíveis com os da influenza A e tiveram as amostras de secreção encaminhadas ao Laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA), provavelmente vão entrar 2010 sem ter certeza se contraíram a gripe suína. Nos últimos dias do ano, a instituição responsável pelos exames dos estados das regiões Norte e Nordeste esteve superlotada e, por esse motivo, deu preferência aos casos de pacientes que necessitaram de internação ou locais que apresentaram surto da doença (presídios, por exemplo).

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Araújo, explica que os pacientes que apresentam sintomas compatíveis com a gripe são medicados independentemente do resultado. ¿O mais importante é o exame clínico realizado pelos médicos. Se os profissionais acharem que o paciente deve ser tratado com a medicação adequada e restrições que a doença pede, assim é feito, mesmo que o resultado do exame não tenha chegado¿, disse.

O Rio Grande do Norte contabiliza 90 casos confirmados por exame, 12 óbitos e 1.005 notificações desde o início da pandemia. O estado registrou um aumento significativo no número de casos confirmados e mortes em decorrência da gripe no fim de novembro e início de dezembro, após o Carnatal ¿ maior micareta do país, que reúne quase um milhão de pessoas em quatro dias de festa.

Nos primeiros sete dias de dezembro, o maior hospital de doenças infectocontagiosas do Rio Grande do Norte, o Giselda Trigueiro, em Natal, registrou 99 casos suspeitos. O número foi quase igual ao total notificado em novembro: 104. Os hospitais da rede privada da capital potiguar também constataram aumento no número de pessoas na urgência após a festa.

Como o vírus vai se comportar em 2010 entre os potiguares, Juliana Araújo disse que ainda é cedo para saber, já que a doença só chegou ao estado no fim de abril. Mas, para ela, o futuro da influenza A é praticamente certo. ¿A previsão é de que essa gripe se torne uma gripe comum. O tempo que vai levar para isso ocorrer, contudo, não podemos prever¿, comentou.

Realidade Uma forte dor no peito acompanhada de cansaço e uma leve coriza levaram Ney Lopes Júnior, que é vereador em Natal, ao pronto-socorro. Os sintomas não deixaram dúvidas e a afirmação dos médicos apenas confirmou as suspeitas do paciente. ¿A gripe suína está na mídia e foi por influência da imprensa e da sociedade que resolvi procurar logo o hospital. Por isso tornei público meu caso e faço um alerta às pessoas: não demorem para procurar ajuda especializada, porque a gripe suína é uma realidade e pode atingir qualquer pessoa¿, alerta.

Faço um alerta às pessoas: não demorem para procurar ajuda especializada, porque a gripe suína é uma realidade e pode atingir qualquer pessoa¿

Ney Lopes Júnior, vereador (DEM-RN), que teve a doença