Título: 13 milhões a mais de viagens em 2009
Autor: Mendes, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 05/01/2010, Economia, p. 10

O setor aéreo deve encerrar 2009 com 126 milhões de embarques e desembarques, quase 13 milhões a mais que 2008 e o maior volume desde 2003. A estimativa é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tomou por base o número de 115,3 milhões de viagens no acumulado de janeiro a novembro, últimos dados disponíveis da Infraero. A despeito do aumento do fluxo de passageiros, houve regressão dos índices de atrasos de voos superiores a 30 minutos para 11%. Em 2008, o percentual apurado foi de 17,5%.

¿O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)¿, explica a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.

Nem nos dias que antecederam o Natal e o ano-novo houve problemas operacionais ou de infraestutura, garante a Infraero. O pior índice de atrasos foi registrado em 18 de dezembro: 29,5%, resultado do mau tempo, que provocou o fechamento de aeroportos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, explica Marçal Goulart, superintendente de operações da Infraero.

Pelo terceiro mês consecutivo, a TAM foi a companhia aérea com o pior índice: 18,7%. A companhia aérea informou que solicitou uma revisão dos critérios usados para a elaboração da tabela de pontualidade. Segundo a companhia, existem distorções, como a inclusão de atrasos ocorridos em operações de empresas parceiras.