Título: Retorno de Dilma é adiado
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 06/01/2010, Política, p. 5

Ministra da Casa Civil estende o descanso até a próxima segunda-feira, para, supostamente, se restabelecer de gripe suína que teria contraído dias antes das festividades de fim de ano Pré-candidata do PT ao Planalto, a ministra tratou um câncer linfático no ano passado, o que tem como possível consequência a baixa imunidade

As férias da ministra Dilma Rousseff serão prorrogadas até a próxima semana. Devido a uma suposta gripe H1N1, que teria contraído dias antes do Natal, a chefe da Casa Civil estendeu o descanso, previsto até ontem, para se recuperar completamente da doença. Pré-candidata do PT às eleições presidenciais, Dilma iniciou o recesso em 28 de dezembro e teria passado o ano-novo no Rio Grande do Sul. A assessoria de imprensa da Casa Civil, no entanto, não confirmou se a ministra contraiu a doença. Informou apenas que o retorno dela ao Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência, ocorrerá na próxima segunda-feira.

Boa parte dos integrantes titulares dos prédios da Esplanada dos Ministérios também está distante do Planalto Central. O próprio presidente tem agenda oficial apenas na próxima semana. Ainda antes da virada do ano, Lula seguiu para a praia de Inema, na Bahia, com familiares e amigos, onde descansa na base militar de Aratu. ¿O presidente fez o favor de marcar uma reunião para o dia 11¿, brincou o ministro Paulo Bernardo após reunião com Lula em dezembro. Segundo ele, o objetivo é fazer um balanço da execução do Orçamento de 2009.

Assim, o ministro do Planejamento precisou antecipar as férias, inicialmente previstas até a sexta-feira da próxima semana. O colega Orlando Silva quebrou o recesso com uma passagem rápida por Brasília. Ontem, o titular da pasta de Esporte veio à capital participar de encontro sobre o projeto de lei que trata de isenções fiscais(1) durante a Copa de 2014. No mesmo dia, Orlando viajou para São Paulo, e só retoma o ritmo normal na próxima semana.

Em entrevista coletiva, o ministro aproveitou para afirmar que o programa de investimentos na Copa não sofreu alterações com o acordo firmado entre governo e oposição para aprovar o Orçamento no Congresso Nacional. O relator-geral da peça, deputado Geraldo Magela (PT-DF), acusou a oposição de ser responsável pela transformação das emendas, inicialmente destinadas aos jogos, em emendas estaduais. ¿A retenção no Orçamento não implica nada¿, frisou o ministro do Esporte.

Na rede Apesar do descanso, as autoridades não perderam o hábito de acessar a internet e postar comentários, principalmente no Twitter. Assíduo do site que permite mensagens de até 140 caracteres, o ministro Paulo Bernardo responde comentários e publica textos em sua página. Em um deles, destaca o otimismo dos paranaenses, seus conterrâneos, com a virada do ano. Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, também não abandonou as redes sociais, apesar do anúncio de que estaria ¿desligando os aparelhos¿ após o ano-novo. O petista comentou em alguns posts a estadia em Pernambuco, durante as férias dos primeiros dias de 2010.

Um dos enfoques dos posts foram as chuvas que alagaram diversas cidades brasileiras. As autoridades lamentaram as mortes provocadas pelas tempestades e anunciaram meios de colaborar com os desabrigados.

1 - Sem tributação O Ministério do Esporte apresentou à Fifa, órgão máximo do futebol mundial, e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma proposta, de autoria do governo federal que prevê isenção tributária para as empresas fornecedoras de produtos e serviços na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, no ano seguinte. O documento será enviado em fevereiro ao Congresso. O benefício, concedido a empresas escolhidas pela Fifa, é previsto em todos os países que sediam o principal evento do futebol. Segundo o ministro, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, presente no encontro, anunciou que os ingressos para os jogos serão vendidos em reais.

O presidente fez o favor de marcar uma reunião para o dia 11¿

Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, brincando sobre o fato de ter de voltar ao