Título: Pacote é audacioso, diz Meirelles
Autor: Ribeiro, Bianca
Fonte: Valor Econômico, 23/09/2008, Finanças, p. C2

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, qualificou o plano do governo americano de US$ 700 bilhões para controlar a crise financeira nos Estados Unidos de "audacioso" e "bem pensado" e que, apesar de "dispendioso" aponta para um caminho adequado. O dirigente disse que as medidas não vão evitar prejuízos, mas devem "estabilizar o sistema". "Esperamos que seja bem-sucedido", afirmou, lembrando que ainda é prematuro fazer previsões sobre possíveis resultados dessa iniciativa. Ruy Baron / Valor Meirelles: "Estamos monitorando hora a hora, dia a dia. Estamos levando esse assunto com a maior seriedade"

A respeito da situação no Brasil, Meirelles voltou a afirmar que as condições macroeconômicas do país são bem diferentes das do passado e possibilitam enfrentar a crise de forma mais preparada. O presidente do BC lembrou, no entanto, que uma das conseqüências dessa turbulência será o impacto no crescimento econômico do Brasil. "A economia é mais resistente, mas certamente isso (a crise) deve levar a uma desaceleração da economia brasileira", afirmou.

Ele destacou, no entanto, que os investimentos continuam fortes no Brasil, com taxas de crescimento de dois dígitos, e a indústria e o comércio seguem crescendo, com conseqüente evolução da massa salarial e expansão da classe média. Para ele, a pressão sobre a taxa de câmbio atualmente não chega a preocupar como no passado, pois não eleva mais a dívida. "É um mecanismo de defesa", disse.

Em seu discurso durante almoço promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em São Paulo, ele voltou a destacar que o país está mais preparado para enfrentar esse momento de turbulência por conta do compromisso da autoridade monetária no sentido de manter a inflação dentro da meta e de construir as reservas internacionais de mais de US$ 200 bilhões. Ele também lembrou como ponto positivo o esforço fiscal adicional feito pelo governo, que elevou informalmente o superávit primário de 3,8% para 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Meirelles acrescentou que o BC continuará atento à situação em andamento para tomar as medidas necessárias. "Estamos monitorando hora a hora, dia a dia. Estamos levando esse assunto com a maior seriedade. O fato de o Brasil estar bem não quer dizer que subestimamos a crise. O que estamos é serenos de que o Brasil está fazendo o dever de casa", disse, lembrando que não é preciso manter a vigilância para evitar um retorno "à vulnerabilidade do passado".