Título: Ipea vai incorporar mais áreas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/09/2008, Brasil, p. A5

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou ontem seu planejamento estratégico até 2010, ampliando o foco de atuação do órgão para o cenário internacional, o ambiente e a democracia. A intenção é que o instituto passe a atuar na agenda do desenvolvimento de longo prazo do país e se torne o maior banco de dados do país. De acordo com o presidente do instituto, Marcio Pochmann, o planejamento busca fortalecer o papel do Ipea, que, segundo ele, vem sendo esvaziado e enfraquecido nos últimos anos. Uma das medidas previstas no plano é a realização de concursos anuais no órgão.

Para este ano, já foi autorizado concurso para 80 vagas de nível superior, com salários iniciais de R$ 10,9 mil. O objetivo é dobrar o atual quadro de pesquisadores, que hoje reúne 220 técnicos de planejamento e pesquisa.

Segundo Pochmann, o Ipea também atuará como órgão técnico para o desenvolvimento do Plano Amazônia Sustentável, que vem sendo conduzido pelo ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), a quem o Ipea está subordinado. Para contribuir no plano, o Ipea abrirá temporariamente duas representações regionais (Rio Grande do Norte e Pará).