Título: Entidades brasileiras criticam expulsão da Odebrecht
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 26/09/2008, Internacional, p. A11

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disse, por sua assessoria, que não iria comentar as declarações da ministra Dilma Rousseff, que afirmou ontem que o empréstimo para a hidrelétrica de San Francisco foi feito à Odebrecht, que fez a obra, e não ao Equador, que ameaça não pagar o banco.

O Valor apurou, no entanto, que o financiamento do BNDES para a hidrelétrica foi assinado com uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) equatoriana. No início, a SPE tinha participação minoritária da Odebrecht. Mas, após a conclusão das obras, a empresa passou a ser 100% do governo do Equador.

Quem tem de pagar o empréstimo ao banco, portanto, é a SPE. O BNDES tem seguro de crédito para o financiamento desse projeto.

Entidades empresariais brasileiras repudiaram ontem a expulsão da Odebrecht do Equador e o confisco de ativos da empresa no país. A Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib) e a CNI pediram resposta forte e imediata do governo brasileiro.

Autoridades brasileiras, porém, optaram por não polemizar com o Equador antes do referendo de domingo. O Equador sinalizou ao Brasil que a ameaça de calote é política e não deve ser levada a sério.