Título: Candidatos da situação se fortalecem nas pesquisas
Autor: Felício, César; Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 29/09/2008, Política, p. A6

Na reta final, a tendência de vitória situacionista nas grandes cidades nas eleições municipais deste ano se reforçou, segundo mostraram pesquisas dos institutos Ibope e Datafolha em dez capitais, divulgadas entre sexta e sábado. Em um único caso-o Rio de Janeiro- houve queda, e não crescimento, da candidatura que representa a máquina municipal. Nas outras nove situações, o candidato à reeleição ou o da máquina municipal teve crescimento. Em quatro deles- Recife, Fortaleza, Teresina, Belo Horizonte, a tendência seria a eleição se encerrar no primeiro turno, com derrota da oposição.

Na capital fluminense, Solange Amaral (DEM), que tem o apoio do prefeito César Maia (DEM), ficou 4% na pesquisa do instituto Datafolha. No Rio, o candidato Fernando Gabeira (PV) começou a se beneficiar de uma voto útil nos segmentos de renda mais alta e cresceu nas pesquisas tirando votos de Jandira Feghali (PC do B) e Alessandro Molon (PT). Está com 15%, em empate técnico com Marcelo Crivella (PRB), com 18%. Na liderança segue Eduardo Paes (PMDB) com 29%. Realizada com campo de pesquisas feito dois dias antes do Datafolha, o Ibope mostrou Crivella isolado em segundo, com 24% e Gabeira fora do páreo, catorze pontos percentuais distante do concorrente.Em São Paulo, o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) descolou-se do concorrente Geraldo Alckmin (PSDB) e alcançou 25% ( 24% no Datafolha), ante 20% do tucano. Na liderança está Marta Suplicy, com 35%, de acordo com o Ibope, ou 37% pelo Datafolha.

No Recife, a decisão judicial de cassar a candidatura de João da Costa (PT), que disputa com apoio do prefeito João Paulo (PT) , ainda não se refletiu na intenção de voto. Segundo o Ibope Costa, que teve a candidatura cassada terça-feira por uso da máquina municipal , aparece com 47% . Em relação à pesquisa anterior, feita no dia 12 deste mês, o postulante obteve um crescimento de um ponto percentual. José Mendonça Filho (DEM) mantém-se na segunda colocação, com 22% ante os 21% apurados anteriormente.

De acordo com a pesquisa, Raul Henry (PMDB) foi o candidato que obteve o maior crescimento nas intenções de voto. O apadrinhado do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) passou de 9% para 12%. Carlos Cadoca (PSC) foi o único postulante a cair, indo de 8% para 7%. Com esse resultado, Costa ainda venceria no primeiro turno, mas o crescimento de Raul e de Mendonça reduziu a distância dele da soma dos demais candidatos. Enquanto o TRE não dá sua decisão em relação ao processo movido pelo Ministério Público de abuso de poder, Costa pode continuar a fazer campanha. A expectativa é que a sentença não seja dada antes do dia da eleição.

Em Salvador, o prefeito João Henrique (PMDB) oscilou dois pontos para cima, ficando com 23%, em empate técnico no Datafolha com ACM Neto (DEM), que caiu dois pontos percentuais e está com 25%, e Walter Pinheiro (PT), que subiu um ponto e está com 21%.Em Belém, o prefeito Duciomar Costa (PTB) reverteu a situação de empate técnico com Valéria França (DEM) e avançou oito pontos percentuais na pesquisa do Ibope, alcançando 33%, ante 18% da adversária. A mesma tendência aconteceu em Florianópolis (SC), onde o prefeito Dário Berger (PMDB) subiu nove pontos percentuais e ficou com 36%, batendo Esperidião Amin (PP), que caiu dois pontos e ficou com 20%.