Título: Alckmin aumenta ataques a Kassab
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 30/09/2008, Política, p. A7

Na semana que precede a eleição municipal, Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, usou a propaganda veiculada no horário eleitoral gratuito para atacar diretamente o prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM). A campanha do tucano usou os minutos a que tem direito para repetir, por seis vezes, que Alckmin é o único candidato que poderá derrotar no segundo turno Marta Suplicy, ex-prefeita e candidata do PT. Eduardo Knapp/Folha Imagem

Kassab, com o boneco que o representa, disse na TV que é o único candidato com capacidade de vencer Marta, já que Alckmin está estagnado em pesquisas

As críticas ao prefeito abriram a propaganda do tucano. Segundo Alckmin, nas principais áreas da prefeitura - educação, saúde, transporte e segurança - existem graves problemas. "Nos próximos quatro anos vamos correr atrás do prejuízo para colocar ordem na casa." Depois de perder o segundo lugar em pesquisas de opinião para Kassab, o tucano intensificou os ataques ao prefeito e ontem o elegeu como seu principal adversário na propaganda eleitoral.

Alckmin vinculou o nome de Kassab ao do ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, que indicou a vice na chapa do prefeito. O tucano disse que não faz acordo em troca de tempo na televisão, referindo-se ao seu adversário. Em tom de ameaça, a propaganda afirma que se Kassab for eleito, "ele não vai sozinho, vai levar o Quércia".

Kassab também se mostra como o único candidato com capacidade de vencer a candidata petista na eleição, já que Alckmin está estagnado em pesquisas de opinião. Segundo o Datafolha, Marta tem 37%, seguida por Kassab, com 24% e Alckmin, com 20% dos votos.

O prefeito destacou parcerias com o governador José Serra, do PSDB, e tentou minimizar uma das principais deficiências de sua gestão, a falta de vagas em creches.

Marta Suplicy, em primeiro lugar nas pesquisas de opinião, não se envolveu em ataques aos adversários. Com um tom de voz ameno, diferente do de Alckmin, a petista expôs propostas para a área habitacional, disse ter feito "grandes intervenções urbanas" quando prefeita (2001-2004) e afirmou ter sido a "prefeita que mais fez pelos pobres". A propaganda petista diz que Marta levará o metrô à periferia, apesar de a construção da obra ser de competência estadual.

Na campanha de rua, Kassab quase levou uma ovada ontem durante corpo-a-corpo de campanha pela região central de São Paulo. Nenhum dos três ovos, lançados da janela de um prédio, atingiram o prefeito.

Marta, preocupada com em ter como adversário Kassab no segundo turno, saiu em defesa de Alckmin e avaliou que "não é digno" o PSDB já discutir um possível apoio ao candidato do DEM antes do primeiro turno das eleições. "Eles estão fritando o candidato antes da hora", disse Marta. "Não sei quem vou enfrentar, mas parece que o PSDB já tem o prato feito". O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), entretanto, negou que o partido fechou acordo com o DEM para apoiar a reeleição de Kassab no segundo turno.

Sem o engajamento de Serra em sua campanha, Alckmin recebeu o incentivo do governador de Minas, Aécio Neves, do PSDB. Aécio disse acreditar na passagem do candidato para o segundo turno e afirmou que é preciso pensar em alianças, visando 2010. "Se pensarmos em 2010, temos que pensar em ficarmos junto no segundo turno, qualquer que seja o resultado." (Com agências noticiosas)