Título: BNDES vai poder emprestar mais à Petrobras
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/10/2008, Brasil, p. A5

A Petrobras teve o seu limite de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliado por meio de uma medida anunciada ontem pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Com isso, a estatal terá mais recursos para investir nas suas descobertas de petróleo na camada pré-sal do litoral brasileiro.

O CMN decidiu que a empresa será excluída do limite de crédito do BNDES para as empresas estatais e terá um limite só para ela. Hoje, o BNDES pode emprestar, no máximo, o equivalente a 25% do seu patrimônio de referência para cada empresa ou grupo com um mesmo controlador. Além disso, o banco precisa descontar as ações da empresa que ele mesmo comprou.

Agora, a Petrobras terá um limite de 25% apenas para ela, sem considerar o que foi emprestado para as outras estatais. Além disso, o BNDES não terá mais de descontar do valor do empréstimo o valor das ações que ele possui da Petrobras. O CMN não informou o quanto de dinheiro isso significará a mais para a estatal do petróleo ou quanto a empresa já possui de empréstimos junto ao BNDES. Foi informado apenas que a decisão de aumentar o limite se deve ao fato de que ele poderia ser ultrapassado.

"Para continuar fomentando esse setor, o BNDES precisava ampliar esse limite", disse Sérgio Odilon, chefe de departamento do Banco Central.

Preocupado com a necessidade reforçar o caixa da instituição, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, segue semana que vem para Washington, onde vai participar da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird) de 10 a 13 de outubro. Na ocasião, vai conversar com o Bird sobre linhas de crédito para o banco. O Bird é antigo financiador de linhas de longo prazo para o banco.

Da capital americana, Coutinho segue para Tóquio onde terá encontros com a direção do (Japan Bank International Cooperation (JBIC). Recentemente, ele recebeu a visita da direção do banco japonês no Brasil. Em 2003, o JBIC repassou US$ 300 milhões para o BNDES para financiar investimento de empresas exportadoras. Em 2005, o banco recebeu mais US$ 500 milhões da instituição nipônica para empréstimos a projetos de infra-estrutura e investimentos de empresas exportadoras.

Coutinho procura recursos para reforçar o caixa banco em 2009 nesta nova rodada de negociação com instituições multilaterais, num momento de retração do crédito internacional devido a crise nos mercados financeiros mundiais. (Colaborou Vera Saavedra Durão, do Rio)