Título: Lula vai limitar participação em campanhas no 2º turno
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/10/2008, Política, p. A10

A quatro dias da realização do primeiro turno das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não pretende mais participar de campanhas políticas. O comentário ocorreu durante a reunião de coordenação política, da qual participaram o vice-presidente José Alencar e sete ministros. No entanto, Lula manteve sua decisão de votar em São Bernardo do Campo (SP) no domingo.

Interlocutores do presidente não descartam a possibilidade de ele se reunir, no sábado, com candidatos da região do ABC paulista. A idéia é reunir com os políticos em Santo André (SP). Durante a reunião de coordenação, o presidente disse que ainda não decidiu como será sua participação nos dias que antecedem a realização do segundo turno das eleições municipais.

Para colaboradores do governo, Lula deverá fazer campanha política para nomes específicos, um deles seria o da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. Paralelamente, o presidente liberou seus assessores direitos para que participem desta reta final do primeiro turno. Um dos mais atuantes é José Múcio, da coordenação política, que, além das eleições em Pernambuco, também articula uma parceria do PTB com o PT em favor de Marta.