Título: Aneel licita hoje 356 km de linhas de transmissão
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2008, Brasil, p. A4

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que 18 empresas, do Brasil e da Espanha, estão aptas a participar do leilão de concessões de seis linhas de transmissão e sete subestações que a agência realiza hoje, na Bolsa de Valores do Rio. As concessões que serão leiloadas destinam-se à construção, operação e manutenção de 356 quilômetros de linhas e sete subestações da rede básica, em seis Estados: Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

Os empreendimentos entrarão em operação em prazos que variam de 16 a 24 meses, após a assinatura dos contratos de concessão. Os investimentos foram estimados em cerca de R$ 500 milhões. Segundo a Aneel, as novas linhas irão "reforçar a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e possibilitar a geração de aproximadamente 4.900 empregos diretos".

Ao contrário das licitações anteriores, a sistemática do leilão de hoje estabelece a inversão de fases, ou seja, a habilitação jurídica, técnica, econômica-financeira e fiscal ocorrerá após a realização da sessão pública do leilão e apenas para as vencedoras.

Este é o segundo leilão de linhas de transmissão realizado pela Aneel este ano.