Título: Delegado nega participação de presidente em operação
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 03/10/2008, Política, p. A14

O delegado Protógenes Queiroz negou ontem que as investigações que culminaram na Operação Satiagraha, sob o seu comando, tenham sido determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O delegado disse que a única participação de Lula no caso foi uma declaração do presidente em apoio às investigações. "A única situação que envolve o gabinete do presidente da República é que o presidente, no Haiti, elogiou o nosso trabalho", disse. Alan Marques/Folha Imagem Protógenes: "Fomos sucumbidos pela vontade de fazer acontecer, pelas vaidades pessoais, emoções por parte de alguns"

Protógenes afirmou que "em nenhum momento" o ex-diretor geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda orientou a instituição a investigar o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. O delegado foi afastado em julho deste ano das investigações depois de supostos excessos cometidos durante a operação - como a exposição da imagem da prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta algemado, de pijamas, em sua casa.

Protógenes rebateu os sucessivos ataques recebidos por supostas irregularidades cometidas na operação. O delegado disse que "escândalos fabricados" em favor de "criminosos" tiraram o foco das investigações. "Fomos sucumbidos pela vontade de fazer acontecer, pelas vaidades pessoais, emoções por parte de alguns, conflitos e escândalos fabricados em favor do crime e dos criminosos, sobretudo, na prática, com a edição de atos insanos em desfavor da segurança jurídica e da sociedade", afirmou.

Num recado indireto à cúpula da Polícia Federal, Protógenes disse que houve o "assassinato" da reputação de pessoas e instituições envolvidas na Operação Satiagraha, sem que o trabalho fosse "compreendido por aqueles que tinham o dever de preservá-los".

O delegado disse que "decisões imediatistas" tomadas depois da operação resultaram em uma crise institucional instalada no país. "O campo do debate alcança a todos indistintamente, mas as decisões imediatistas levadas ao calor da emoção, do casuísmo e oportunismo, levou o que nós chamamos hoje, e negado por alguns, de uma crise institucional instaurada, apesar de negarmos", afirmou.

O delegado foi condecorado na sede do Comando Militar dos Bombeiros, em Brasília, com a medalha "Aspirante Mega" - concedida pela Associação Nacional da Força Expedicionária de Recife a pessoas que lutam pela liberdade no país. Protógenes foi escolhido para receber a medalha pelo seu combate à corrupção na Operação Satiagraha.

Questionado se espera receber condecorações da Polícia Federal, Protógenes evitou criticar o comando da PF e disse que as homenagens recebidas de populares são as mais especiais. Negou que tenha o objetivo de lançar-se candidato depois da popularidade alcançada com os resultados da Satiagraha. "Eu apenas cumpri com o meu dever de funcionário público", afirmou. (Com agências noticiosas)