Título: Kassab surpreende em disputa apertada
Autor: Belloto, Alessandra; Watanabe, Marta
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2008, Política, p. A7

Vestindo camisetas com a inscrição "Eu Kassabia", os correligionários da candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) à reeleição tomaram, na noite de ontem, o diretório do partido, no edifício Joelma, no centro de São Paulo. O candidato chegou às 21h30 e pretendia conceder uma entrevista coletiva mas, com o tumulto, fez um discurso breve e deixou o diretório logo em seguida. Anna Carolina Negri/Valor Kassab: "Conversas serão partidárias e não entre pessoas", diz o prefeito, que buscará apoio do PSDB e do PPS

Kassab disse estar otimista em relação às suas chances no segundo turno. A votação, afirmou, mostrou o quanto São Paulo quer a continuidade de seu governo. "A partir de amanhã (hoje), já vamos começar os entendimentos com os partidos", afirmou o prefeito, que até as 23h, com 94,55% dos votos apurados, tinha 33,77% dos votos válidos, contra 32,53% de Marta Suplicy (PT-SP). O desempenho de Kassab surpreendeu, uma vez que, nas pesquisas de intenção de voto, ele aparecia no segundo lugar, depois de Marta.

O candidato do DEM agradeceu aos adversários que não foram ao segundo turno, especialmente a Soninha (PPS-SP) e a Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Kassab fez questão de demonstrar sua gratidão ao governador José Serra (PSDB-SP), dizendo compreender o fato de não ter recebido seu "apoio integral" na primeira fase da disputa.

Já no domingo de manhã, Kassab mostrava confiança em participar do segundo turno. O café da manhã na sede do comitê do partido foi recheado de poses para fotos ao lado de militantes e correligionários, além dos ex-governadores Orestes Quércia (PMDB-SP) e Cláudio Lembo (DEM-SP), da ex-deputada federal Zulaiê Cobra (sem partido) e da candidata a vice, Alda Marco Antonio (PMDB-SP). Kassab chegou em ônibus alugado e lotado, com vários membros do partido, além de Guilherme Afif Domingos, Lembo e Alda. A chegada do grupo parou o tráfego nas proximidades do colégio Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, onde Kassab votou.

O prefeito não teve pressa de voltar para casa, no Jardim Europa. Acompanhou Alda Marco Antonio à urna, no colégio Dante Alighieri, na região dos Jardins. Logo na entrada, cumprimentou eleitores e fez questão de apresentar-se a uma portadora de deficiência visual. No colégio, uma senhora o abordou. "Oi Kassab, meu voto é seu. A gente se conheceu na inauguração de uma praça. Você se lembra?". "Me lembro, claro", respondeu o prefeito. "E minha carta para o Serra, você deu?", questionou ela. "Sim, dei", disse. "E ele me respondeu?", perguntou a eleitora. "Não, mas ele está quebrando a cabeça."

Depois, Kassab visitou o colégio São Sabas, no Jardim Prudência, perto do aeroporto de Congonhas. Antes parou no bairro de Moema, onde tomou café e comeu empada com o vereador Gilberto Natalino (PSDB-SP). No São Sabas, o prefeito foi interpelado por outra eleitora. "Kassab, olha para os pobres", disse a senhora com uma criança no colo. Ela se aproximou do prefeito e pediu: "Dá a mão para os pobres". Foi atendida.

O prefeito evitou falar das eleições de 2010 ou comentar se apoiaria Alckmin para governador. "O que está na pauta são as eleições municipais, não se fala em 2010 sem encerrar o quadro de 2008", declarou. Mas ressaltou que o DEM e o PSDB "estarão juntos em 2010". Kassab reiterou que José Serra é o líder da aliança em São Paulo e caberá a ele liderar o processo para o governo do Estado.

Segundo o prefeito, a sua candidatura "representa a continuidade de uma gestão que usa o recurso público com muita austeridade, com muita seriedade e transparência e que vai procurar, ao longo dos próximos quatro anos, ter a mesma conduta".

Kassab passou a tarde de ontem em casa, com assessores e os secretários de governo Alexandre Schneider (Educação), Walter Feldman (Esportes) e Andrea Matarazzo (Subprefeituras). O candidato do DEM já comemorava o resultado da pesquisa boca-de-urna que o colocava no segundo turno. "Fico muito contente. Esse resultado nos deixa bastante envaidecidos, felizes e motivados para procurar os eleitores de outros candidatos", disse. Ele elogiou os paulistanos pelo que considerou o reconhecimento do projeto Cidade Limpa como uma "política pública adequada ao mundo moderno".

Sobre a estratégia para o segundo turno, Kassab pretende recompor a aliança com PSDB, PPS e PV. "Nossa prioridade é mostrar que existe um governo muito bem avaliado pela população", disse. Segundo ele, as conversas serão partidárias e "não entre pessoas". O interlocutor será Afif Domingos.

Kassab procurou minimizar as farpas trocadas com Geraldo Alckmin (PSDB-SP) durante a campanha. "(Junto) com o PSDB governamos o país com FHC; governamos o Estado com José Serra, e, agora, governamos a cidade", afirmou. "Se Deus quiser, o PSDB virá incorporar a nossa aliança".