Título: Brasil irá a discussão sobre a crise
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2008, Finanças, p. C6

O Brasil deve ser um dos emergentes convidados para a reunião de cúpula internacional que as quatro maiores economias da Europa propõem que seja realizada "o mais rápido possível" para rever as regras do sistema financeiro.

Segundo um porta-voz do presidente da Comissão Européia, José Durão Barroso, a idéia é juntar as maiores economias industrializadas, o G-8, e alguns emergentes para discutir uma nova arquitetura financeira, mas não está definido o formato nem a data da reunião.

Num encontro em Paris, no sábado, os dirigentes da França, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália insistiram que "todos os atores dos mercados" devem ser regulamentados ou supervisionados, incluindo as agências de classificação de risco e os fundos de hedge. Pediram também a revisão de normas para evitar bolhas especulativas e crises de liquidez.

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que organizará o encontro do G-8 no ano que vem, disse que essa espécie de diretório econômico do planeta deveria ser ampliado para G-14. O atual G-5 dos emergentes - Brasil, China, Índia, México e África do Sul - já entraria automaticamente, segundo analistas. (AM)