Título: Presidente ironiza oposição e comemora desempenho de Pinheiro em Salvador
Autor: Galvão, Arnaldo; Rittner, Daniel
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2008, Política, p. A6

Na reunião do Conselho político com os líderes da base de apoio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o desempenho da oposição nas eleições municipais. Chegou a fazer piadas com os resultados do DEM, PSDB e PPS. "Todo mundo saiu ganhando, só esses três saíram perdendo", afirmou o presidente, arrancando gargalhadas dos líderes. Lula brincou com Renato Rabelo, presidente do PCdoB: "Você deve estar subindo pelas paredes", disse, referindo-se ao bom resultado obtido pelo partido. E demonstrou entusiasmo com o desempenho do candidato do PT, Walter Pinheiro, em Salvador. Informou que orientou a ministra Dilma Rousseff a ir ao palanque de Pinheiro, no segundo turno, e anunciou que pedirá a Marcelo Crivella que a Igreja Universal, que esteve com ACM Neto no primeiro turno, apóie Walter Pinheiro. Ruy Baron/Valor Presidente Lula brinca com Renato Rabelo, presidente do PCdoB: "Você deve estar subindo pelas paredes"

O presidente Lula, pessoalmente, vai evitar participar das campanhas do segundo turno nas cidades onde os dois candidatos são de partidos da base aliada do governo. Seu apoio é certo em São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos, onde os petistas Marta Suplicy, Luiz Marinho e Sebastião Almeida enfrentam Gilberto Kassab (DEM) e os tucanos Orlando Morando e Carlos Roberto de Campos, respectivamente.

De acordo com as informações do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, Lula vai avaliar cada caso e deverá participar de eventos em até seis municípios que terão a definição da eleição para prefeito em 26 de outubro. Além de procurar evitar conflitos na base aliada, Dulci ainda argumentou que o presidente terá pouco tempo para dedicar-se ao segundo turno. Nos próximos dias, sua agenda prevê viagens à Espanha, à Índia e à Moçambique. Lula sai do Brasil em 12 de outubro e volta cinco dias depois.

Dulci comentou que, para o governo federal, o resultado das eleições municipais é indireto, mas ressaltou que PT, PMDB e outros partidos da base aliada tiveram desempenhos muito bons nessas disputas. Apesar desses resultados, a alta popularidade de Lula será testada na capital paulista, onde o segundo lugar de Marta Suplicy não era previsto pelas pesquisas. Em São Bernardo, seu amigo Luiz Marinho também está enfrentando uma disputa mais dura do que a esperada.

O caso da capital mineira é o exemplo de situação delicada que Lula quer evitar no segundo turno. Lá, Márcio Lacerda (PSB) - apoiado pelo prefeito Fernando Pimentel (PT) e pelo governador tucano Aécio Neves - vai disputar com Leonardo Quintão (PMDB), do grupo do ministro das Comunicações Hélio Costa.

Na crítica de Dulci, a polêmica dobradinha PT-PSDB que dá sustentação à Márcio Lacerda foi marcada pela exclusão de importantes partidos da base aliada. Citou, como exemplos de personagens que ficaram fora da escolha do candidato, o vice-presidente da República, José Alencar, o ministro Helio Costa e boa parte do PT.

Durante o programa de rádio "Café com o Presidente", Lula afirmou que sente-se feliz porque, a cada eleição, o povo vai conquistando autonomia. Na sua opinião, a expressiva reeleição de prefeitos indica que as boas administrações estão sendo reconhecidas. O presidente também elogiou a organização das eleições municipais conduzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seu presidente, ministro Carlos Ayres Brito. As urnas eletrônicas permitiram que mais de 130 milhões de eleitores escolhessem prefeitos e vereadores em mais de cinco mil municípios. "Mais uma vez, demonstramos competência e organização. Mais uma vez as urnas eletrônicas deram um show de civilização no processo eleitoral brasileiro", avaliou.

Lula ainda comparou as eleições municipais às assembléias de condomínios e procurou valorizar a participação popular. Disse que algumas pessoas se queixam de ter de participar de eleições a cada dois anos, mas o aprendizado começa nas casas. "Quem mora em um prédio de apartamentos precisa ter consciência de que tem que participar das reuniões de condomínio para fazer as coisas que ela acha que têm que ser feitas. Numa cidade é a mesma coisa", comentou.