Título: Ninguém saiu derrotado para 2010, diz Aécio
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2008, Política, p. A7

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse ontem que o resultado parcial das eleições de domingo revelam um empate entre as forças políticas em confronto, sem repercussões para a sucessão presidencial de 2010. "Nesta eleição, não há um grande vitorioso. Um partido que pode se dizer hegemônico, nem PT, nem PSDB, nem PMDB. A eleição foi dividida. Tivemos derrotas como todos os outros partidos", afirmou Aécio Neves.

Um caso emblemático, na opinião do governador mineiro, seria o da candidata petista Marta Suplicy. "Ela foi para o segundo turno com dificuldades, mas nem por isso o PT foi derrotado", disse Aécio Neves. "Ninguém saiu derrotado no jogo em relação a 2010. Todos terão que trabalhar muito daqui para frente para costurar alianças", afirmou o governador, salientando que a disputa municipal evidenciou a predominância de características políticas locais.

Aécio defendeu o apoio de seu partido ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que tenta a reeleição em disputa com a ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT). "É uma tendência natural e temos que estar juntos com Gilberto no segundo turno, com uma perspectiva de vitória muito expressiva", afirmou o governador tucano.

Segundo ele, o acirrado embate na sucessão municipal da capital paulista, que dividiu o PSDB entre apoiadores de Kassab e aliados da candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), não deixou fissuras insuperáveis no âmbito do partido. "Saímos unidos", afirmou Aécio Neves.

O governador mineiro disse que conversou com Alckmin por telefone na noite de domingo e, ontem, falou com o prefeito de São Paulo. "Apoiei um companheiro de partido, que é o Alckmin, e espero que o PSDB manifeste agora apoio a Kassab", frisou Aécio Neves. (DJ)