Título: Vitória de Iris Rezende em Goiânia abala aliança governista estadual
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2008, Política, p. A8

A expressiva derrota do candidato da aliança governista estadual em Goiânia, o deputado federal Sandes Júnior (PP), para o prefeito reeleito Iris Rezende (PMDB), exigirá um esforço adicional dos principais avalistas da coligação de apoio ao governador Alcides Rodrigues (PP). Para manter a unidade dessa base política e evitar o avanço da oposição na disputa ao governo estadual em 2010, as lideranças de PSDB, PP, PTB e DEM terão de recompor as forças em cidades-chaves onde foram derrotados pelo novo eixo político composto por PMDB e PT.

No comando da "ressurreição" peemedebista em Goiás, o prefeito Iris Rezende obteve 74% dos votos em Goiânia, a terceira maior votação proporcional entre as 26 capitais do país. Seu antigo aliado e fiel escudeiro, o ex-governador Maguito Vilela (PMDB) conduzirá a vizinha Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio do Estado, onde derrotou o deputado estadual Marlúcio Pereira (PTB) com 81% das preferências. Maguito também ganhou em Jataí, sua cidade-natal, e elegeu o filho Daniel Vilela como um dos vereadores mais votados de Goiânia.

Revigorado, o PMDB elegeu 57 prefeitos e 427 vereadores em 246 municípios e tem em Iris Rezende, às vésperas de completar 75 anos, seu principal candidato a 2010. "Com 50 anos de vida pública, deveria ser um consultor político para unir as forças, sem interesses individuais. Quem sabe podemos ter só um candidato em 2010", acenou Iris, que teve 472,3 mil votos na capital - em 2004, foram 349,1 mil. O neo-aliado PT ganhou 12 prefeituras e elegeu 111 vereadores. Ainda assim, a base aliada de Alcides Rodrigues, um político sem carisma e mal avaliado em sua gestão, saiu vencedora em 123 municípios, com 1.019 vereadores. Embora em maior número, os aliados do governador perderam a maior parte dos principais colégios eleitorais. Dos 3,87 milhões de votos, os oposicionistas controlarão pelo menos 1,5 milhão de eleitores em cidades mais ricas e populosas. Em Anápolis, o terceiro maior colégio eleitoral, por exemplo, PMDB e PT disputam a única eleição em segundo turno do Estado. O vereador petista Antônio Gomide enfrenta a peemedebista Onaide Santillo.

Mesmo influente em parte do interior e nas maiores cidades do entorno de Brasília, o senador tucano Marconi Perillo terá que reagrupar as forças da base aliada para elevar seu cacife. O PSDB perdeu em Anápolis, Rio Verde, Trindade, Catalão e Caldas Novas. Mas ganhou em Luziânia e Porangatu. Perillo também perdeu em Pirenópolis, onde mantém residência. Analistas locais apontam que a escolha de Sandes Júnior para enfrentar Iris Rezende foi calculada para enfraquecer eventuais novas lideranças dentro da base do governador, como a senadora Lúcia Vânia. Ainda assim, o senador tucano é o principal nome da base aliada contra Iris Rezende em 2010. Em apoio a Perillo, deve estar o DEM do senador Demóstenes Torres e do deputado federal Ronaldo Caiado, cuja maior vitória ocorreu em Rio Verde, a capital do agronegócio e pólo da região mais rica do Estado. "Após a reestruturação financeira do Estado e a retomada de algumas obras, o governador Alcides Rodrigues pode ser um forte cabo eleitoral nas eleições de 2010", afirma o analista político Vassil Oliveira. E o candidato preferido de Rodrigues é o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também uma aposta futura do PT em caso de um desarranjo em nível federal. "Iris e Marconi são candidatos naturais, mas há uma incógnita deixando muita gente sem dormir: Henrique Meirelles vai ser ou não candidato ao governo? Se for, será com quem e contra quem?", pergunta Vassil.