Título: Votação de Marta caiu mais na classe média
Autor: Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2008, Política, p. A14

O mapa do primeiro turno no município de São Paulo indica que a candidata do PT à prefeitura, Marta Suplicy, não foi bem sucedida em sua estratégia de conquistar eleitores da classe média paulistana. Ela perdeu mais votos para o prefeito Gilberto Kassab (DEM) nas regiões em que predominam eleitores das classes A e B. Entre o eleitorado mais carente, o prefeito Kassab avançou também, chegando a conquistar alguns redutos eleitorais outrora marcados como petistas.

Entretanto, a ex-ministra do Turismo conseguiu manter nos extremos dessas regiões um eleitorado fiel, a despeito dos instrumentos sociais que a atual gestão municipal implementou neles, como as Assistências Médico Ambulatoriais (AMAs), Centros Educacionais Unificados (CEUs) e escolas de ensino infantil e médio.

Em comparação com o primeiro turno de 2004, quando a petista disputou com o atual governador José Serra (PSDB), as maiores quedas de Marta ocorreram em bairros nobres como Indianópolis (39,8%), Jardim Paulista (44,8%), Pinheiros (42,6%), Perdizes (35,8%), Santana (53,1%), Saúde (48,9%) e Vila Mariana (41,8%). Foram nesses bairros que Gilberto Kassab teve algumas de suas maiores vitórias no município.

A geografia do voto na capital paulista também aponta que Marta manteve a força em muitos bairros periféricos, apesar do avanço do prefeito com suas AMAs, CEUs e escolas. Em Grajaú e Parelheiros, por exemplo, bairros localizados no extremo sul da cidade, foram construídas pela atual gestão seis AMAs, três escolas e um CEU. Isso foi insuficiente barrar a força de Marta nessas áreas, onde sua votação foi recorde: 68,4% e 69,1%, respectivamente. Mais do que em 2004, quando a petista teve 63,6% em Grajaú, que, na época, incorporava a votação de Parelheiros. Em outra área do sul da cidade, Piraporinha, foram construídas na gestão Kassab cinco AMAs, quatro escolas e dois CEUs. Ainda assim, Marta saltou de 52% para 59%.

Na zona leste, região com o maior número de eleitores de São Paulo, embora a petista tenha conseguido manter alguns redutos petistas, Gilberto Kassab conseguiu avançar sobre eles, perdendo a força, porém, conforme se aproxima do limite territorial da cidade.

Três desempenhos do prefeito na região chamam a atenção. No Parque do Carmo, antes distrito de Itaquera, tradicional zona petista da região leste da cidade, Kassab bateu Marta por 35% a 33%. Em Sapopemba, onde Marta ganhou de Serra em 2004, as duas AMAs localizadas no bairro podem explicar um quase empate técnico a favor do integrante do Democratas: 34% a 33%. Em São Miguel Paulista, um outro quase empate, mas favorável à petista: 35% a 32%.

A extrema ponta da cidade, porém, umas das mais populosas, manteve-se vermelha: São Matheus, Guaianases e Itaim Paulista. Neste último, as quatro AMAs e três escolas da atual gestão não alteraram os mesmos 46% que a petista teve em 2004.

Kassab também avançou em redutos petistas na zona norte. O caso mais eloqüente é em Pirituba, onde ela perdeu quase um terço dos votos válidos. Em 2004, bateu Serra por 43% a 37%. No domingo, venceu Kassab por pouco: 31% a 30%.