Título: Conar suspende filme de pneus remoldados
Autor: Marli Olmos
Fonte: Valor Econômico, 23/02/2005, Empresas &, p. B5

O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) acatou ontem o pedido dos reformadores de pneus para a suspensão de uma campanha publicitária da indústria. Ao tirar uma máscara e mostrar um rosto desfigurado, o locutor do filme publicitário alerta para a diferença entre pneu novo e remoldado. O episódio esquentou a disputa entre fabricantes e empresas reformadoras pelo mercado de reposição. Em 2004, a indústria despejou no Brasil 24,6 milhões de pneus novos destinados à reposição, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneus (ANIP), a entidade que lançou a campanha publicitária no dia 13. O volume representou 44% da produção. Por sua vez, o setor de reforma vende mais 8,5 milhões de unidades para caminhões e ônibus e 1, 25 milhão para automóveis, segundo a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR). Os números indicam que o Brasil é o segundo maior reformador de pneus, atrás dos Estados Unidos. O setor abrange 1.630 empresas, que vão de pequenos grupos familiares que fazem a reforma até grandes fornecedores de produtos de borracha que até exportam para reformadores de diversos países. A Vipal , empresa de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, faturou US$ 180 milhões no ano passado com a venda de produtos de borracha para o reparo de pneus. Essa empresa, que exporta para 90 países, projeta aumento de 13% em 2005. "O crescimento do mercado foi impulsionado pelo avanço do setor agrícola, que provocou a necessidade de reforma de pneus para caminhões e máquinas", destaca o diretor de marketing, Leôncio Barão. A falta de pneus novos no mercado, ao longo de 2004, também provocou uma demanda acima do normal, segundo o executivo. O aumento da demanda pelo produto reformado vem dos segmentos de caminhões e ônibus. "Porque esse custo pesa na competitividade de uma empresa transportadora", destaca Barão. Mas o alvo da peça publicitária da Anip são os automóveis. Somente pneus de carros de passeio e motocicletas podem ser remoldados. Esta é uma etapa mais completa que a recapagem -(reposição da banda) e da recauchutagem (banda e "ombros", que são as curvas do pneu). A remoldagem cobre todo o pneu. "Repudiamos a forma como a campanha foi feita e entendemos que não se trata de uma discussão de qualidade, mas uma briga pelo mercado de reposição", afirma o diretor-executivo da ABR, Germano Badi. O diretor geral da Anip, Villien Soares, diz que a intenção da publicidade foi fazer um esclarecimento. "Percebemos que a publicidade dos remoldadores em 2004 pode induzir o público leigo a não perceber a diferença entre o pneu novo e o reformado", diz Soares. Mas ambos admitem a necessidade do convívio. "Reconhecemos a legitimidade da indústria de reforma e não questionamos esse negócio", diz o representante da Anip. "Não podemos ser contra os fabricantes de pneus porque precisamos do produto para reformá-lo", rebate o diretor da ABR.