Título: Cúpula vai discutir cooperação anticrise
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/10/2008, Internacional, p. A17

Pela primeira vez os 33 países da América Latina e do Caribe vão se reunir, sem serem convocados por terceiros, para discutir assuntos ligados à integração, à cooperação e ao desenvolvimento na região. Na reunião de cúpula, em Salvador, na Bahia, entre 16 e 17 de dezembro, os presidentes deverão avaliar o impacto das crises financeira, alimentar, energética e de mudança do clima, disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim, outros chanceleres e altos funcionários dos países da região passaram o dia, ontem, no Rio, em reunião preparatória para o encontro dos presidentes, que ganhou a sigla Calc (Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento). Segundo Amorim, uma maior integração pode ajudar os países a enfrentar a crise financeira. Ele citou exemplos de como a cooperação entre os países é capaz de mitigar os efeitos da crise.

Citou a diversificação da estrutura de comércio do Brasil que, segundo ele, até poucos anos, tinha cerca de 25% de suas exportações para os Estados Unidos. "Hoje, 26% de nossas exportações vão para América Latina e Caribe", comparou. Ele também mencionou o fato de Brasil e Argentina estarem começando a "abolir" o dólar nas transações comerciais bilaterais. "Esse é um exemplo de como o comércio com a Argentina irá se tornar menos vulnerável", afirmou.

Amorim também avaliou que, se houver bom senso, a crise financeira deveria acelerar um acordo na rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), o que seria um sinal positivo para a economia mundial. (FG)