Título: Amorim defende ampliação de comércio com AL e Caribe
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2008, Brasil, p. A2

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim defendeu ontem a ampliação do comércio do Brasil com a América Latina e com o Caribe como forma de diminuir os efeitos da crise financeira mundial. De acordo com Amorim, nenhum país vai conseguir se blindar contra a crise econômica, mas pode diminuir o impacto dos problemas. Para isso, no caso brasileiro, ele sugere a expansão do mercado interno e das relações comerciais, principalmente, com a América Central, por exemplo.

"Hoje temos que fazer isso (expandir), não só com o mercado interno, mas também com a América Latina e com o Caribe, a América do Sul em primeiro lugar. Vamos enfrentar a crise, porém vamos sofrer muito menos do que sofreríamos em outras situações", disse.

Amorim lembrou que há cinco anos o Brasil foi criticado ao defender a diversificação da balança de exportações. À época, os Estados Unidos eram o principal comprador do Brasil e atualmente o país recebe menos de 15% das exportações brasileiras. "Quando dizemos que tínhamos uma estratégia de diversificar o mercado brasileiro, isso era visto com desprezo, ceticismo. Agora estamos colhendo os benefícios", afirmou.

Segundo Celso Amorim, América Latina e Caribe importam 26% dos produtos exportados pelo país, sendo 90% deles industrializados. O chanceler formalizou ontem a entrada do Brasil como membro observador do Sistema de Integração Centro-América (Sica), equivalente ao Mercosul da América Central. Com o acordo, o Brasil pretende não só fortalecer parcerias econômicas, mas também trocar tecnologia e ações de combate à fome e à pobreza.