Título: Ministério promove campanha de combate aos cartéis em aeroportos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2008, Brasil, p. A4

O Ministério da Justiça fará uma ação de três dias nos sete aeroportos mais movimentados do país para atingir 650 mil pessoas numa campanha contra os cartéis. A ação terá início hoje, durante a criação do Dia Nacional de Combate a Cartéis. As equipes da Secretaria de Direito Econômico (SDE) vão se dividir entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Cumbica, em Guarulhos, Galeão, no Rio de Janeiro, em Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Elas irão distribuir cartilhas e explicar para as pessoas como fazer denúncias contra cartéis. "Será a primeira campanha dirigida também ao público consumidor", explica a secretária Mariana Tavares.

A SDE já fez campanhas voltadas a funcionários das empresas brasileiras sobre como denunciar cartéis e até a escritórios de advocacia nos EUA e na Europa. O objetivo foi divulgar que os acordos podem ser estendidos ao Brasil, caso se trate de cartel internacional.

Atualmente, a secretaria possui 300 investigações de cartéis e boa parte das denúncias parte de empresas que querem prejudicar os seus concorrentes, ou de uma figura que a SDE chama de "mulher traída" - um funcionário que, descontente com a empresa onde trabalha, resolve denunciá-la.

Agora, a SDE quer ampliar o alcance das denúncias para combater com mais efetividade os chamados "cartéis populares", em setores mais sensíveis à inflação, como combustíveis e construção civil, onde preços praticados por concorrentes são muito parecidos. (JB)