Título: Agripino rebate discurso de Lula em Natal
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2008, Política, p. A10

Os senadores Garibaldi Alves (PMDB-RN) e José Agripino Maia (DEM-RN) trocaram farpas ontem no plenário do Senado durante debate sobre a vitória da candidata Micarla de Souza (PV) à Prefeitura de Natal (RN). Em lados opostos na disputa municipal, Garibaldi acusou Agripino de tripudiar sobre os derrotados - uma vez que a candidata apoiada pelo pemedebista e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fátima Bezerra (PT), perdeu para Micarla. "Tripudiar sobre os vencidos não é o melhor caminho para os vencedores, nem faz parte do perfil de Vossa Excelência, que tem caráter moderador", disse Garibaldi. Ruy Baron/ABr Agripino: "Enquanto eu for líder do meu partido, não vou permitir que me intimidem"

O presidente do Senado reagiu ao discurso do senador do DEM no qual Agripino disse que a população de Natal fez a opção pela candidata da oposição, mesmo com a presença do presidente Lula na campanha de Fátima Bezerra.

Agripino subiu à tribuna para reagir às críticas de Lula, disparadas durante comício da candidata petista à Prefeitura de Natal, no fim de setembro. Lula atacou o senador do DEM durante o comício, sem citar o seu nome, dizendo que o cidadão que coordenava a campanha de Fátima fazia "o jogo sujo da política nacional".

No discurso, o presidente ainda afirmou que sua ida a Natal era um "ajuste de contas". "Fizeram da minha vida um inferno no primeiro mandato e eu nunca levantei a voz. Esse cidadão que coordena a campanha da adversária de Fátima fez mais do que oposição a mim. Ele transformou em ódio o que a gente fazia, mas eu sabia que esse dia chegaria", disse Lula na ocasião, ao pedir votos para o PT.

Irritado com as críticas do presidente, Agripino disse ontem que preferiu responder aos ataques da tribuna do Senado, mesmo o tema sendo regional. "Enquanto eu for líder do meu partido, não vou permitir que me intimidem, nem lá nem aqui. Não tenho nenhum Waldomiro Diniz nas minhas costas, nenhum mensaleiro", reagiu o senador.

Agripino negou que seu objetivo tenha sido tripudiar sobre os aliados de Fátima, como afirmou Garibaldi. "Eu não estou tripudiando de vitória nenhuma. Quem ganhou as eleições foram os candidatos. Mas o que foi feito em Natal foi uma tentativa de me tirar da vida pública, orquestrada pelo presidente Lula", afirmou.

O senador ocupou a tribuna do Senado por mais de uma hora, sucessivamente interrompido por discursos de parlamentares da oposição em sua homenagem. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que houve um destempero do presidente Lula, uma vez que a oposição precisa ser respeitada no país.

Ao contrário da maioria dos Estados do Nordeste, onde partidos da base aliada de Lula elegeram seus candidatos em primeiro turno, no Rio Grande do Norte a participação do presidente na campanha de Fátima não foi suficiente para elegê-la prefeita.

Micarla venceu a eleição em Natal com 50,84% dos votos válidos, contra 36,83% recebidos pela candidata do PT.