Título: Jobim define atuação das Forças Armadas no Rio com TSE
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/10/2008, Política, p. A10

ministro Nelson Jobim (Defesa) confirmou ontem que deve se reunir amanhã com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, para definir como será a atuação das Forças Armadas no segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, programado para o dia 26.

Ayres Britto defendeu, na segunda-feira, a permanência das tropas na cidade, após receber o pedido oficial do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), Alberto Motta Moraes.

"Vou conversar amanhã com o presidente do tribunal (TSE). O presidente do tribunal (ministro Ayres Britto) manifestou no telefone que desejava que continuassem as tropas no segundo turno. Então, nós vamos fazer uma reunião com eles, espero fazer uma reunião com ele amanhã, pra definir qual é a fórmula, as regras de engajamento da tropa", afirmou Jobim.

De acordo com Jobim, ainda não é possível afirmar se o número de tropas continuará o mesmo do primeiro turno. Cerca de 3,5 mil militares das Forças Armadas ocuparam sete comunidades no Rio para combater e prevenir crimes eleitorais na primeira etapa da corrida eleitoral.

O ministro, no entanto, admitiu a possibilidade de que um número menor de militares trabalhe nesta nova fase da disputa, já que não há mais campanha eleitoral de candidatos à Câmara Municipal. "Porque aí (no segundo turno) a situação é um pouco diversa, porque você não tem mais candidaturas a vereadores etc. O movimento é menor. Então vamos ver qual é a forma que vamos aprovar´´, afirmou Jobim, que disse ainda que não foi definida se a permanência dos militares ocorrerá apenas no dia das eleições ou também nos próximos dias de campanha eleitoral.