Título: Atlântico Sul decide até o fim do mês se assume encomendas do Rio Naval
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 14/10/2008, Empresas, p. B9

O estaleiro Atlântico Sul está analisando os contratos para a construção de cinco navios Aframax que o consórcio Rio Naval venceu na licitação da Transpetro. Até o fim do mês a empresa definirá se fica com as encomendas. O Rio Naval conquistou as embarcações em abril do ano passado, mas, por não ter um terreno em condições adequadas para o desenvolvimento do projeto, a Transpetro decidiu repassar as encomendas para outros estaleiros habilitados. Além dos Aframax, o Rio Naval construiria quatro Panamax, que agora devem ser feitos pelo Mauá.

De acordo com Angelo Bellelis, presidente do Atlântico Sul, a análise dos papéis vai das cláusulas jurídicas ao preço fechado para a construção dos navios, que é de cerca de US$ 500 milhões. "Precisamos alinhavar toda a parte técnica e comercial. E isso passa pela verificação de que o preço está de acordo com nossos custos", diz ele. Apesar disso, o executivo considera bastante provável que o Atlântico Sul conquiste o contrato.

Caso o estaleiro instalado em Pernambuco ganhe a encomenda, terá carteira de US$ 2,5 bilhões, sendo 10 navios Suezmax, 2 VLCCs, o casco da plataforma P-55 e os cinco Aframax do Rio Naval.

Bellelis assumiu a presidência na semana passada. Desde março estava na vice-presidência. Por questões de melhoria de governança corporativa, Paulo Haddad saiu do comando do projeto. Ele é um dos acionistas (PJMR) do Atlântico Sul, que conta com Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Samsung.

De acordo com Bellelis, sua missão à frente do Atlântico Sul será fazer a carteira de encomendas da empresa crescer. Uma missão que não deve ser muito fácil em meio à crise econômica mundial que se instala. "Ainda é prematuro dizer o que vai acontecer com a demanda, mas acredito que primeiro ela afetará os bens de consumo."

Para os pedidos já conquistados, o executivo diz acreditar que não enfrentará problemas. "Para todos já temos financiamentos assegurados. Para novos pedidos, temos de fazer alguma engenharia financeira para passar pelo período de turbulência."