Título: Sistema bancário do Brasil supera o do G-7
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/10/2008, Finanças, p. C5

A estabilidade do sistema bancário do Brasil supera a de quase todos os países do G-7, espécie de diretório econômico do planeta, e das outras grandes economias emergentes. A constatação é de uma pesquisa do Fórum Mundial de Economia, enquanto a dramática crise financeira alimenta temores de quebradeira de bancos em vários países.

A pesquisa junto a executivos atribui aos bancos pontuação entre 1 (insolvência e possível necessidade de salvação de emergência pelos governos) e 7 (saudável, com balanço resistente), e o resultado é detalhado no Relatório de Competitividade Global.

O Brasil fica na 24ª posição entre 134 países, com seus bancos pontuando coletivamente 6,36, acima da Alemanha (39), Estados Unidos (40), Grã-Bretanha (44), Itália (79) e Japão (93). Entre os países do G-7, o Brasil só é superado pelo Canada, que fica em primeiro lugar com o sistema bancário mais saudável do mundo com 6,8 pontos, e pela Franca, na 19ª posição com 6,5.

A estabilidade bancaria do Brasil também supera a de seus parceiros do Bric - Índia (51), Rússia (107), China (108) - e de outras grandes economias em desenvolvimento como Malásia (50), México (55), Coréia (73), Indonésia (121) e Argentina (129). Fica atrás, porem, da classificação do Chile (18) e da África do Sul (15).

A pesquisa chamou a atenção em meio as reuniões de emergência em Washington, com os EUA, para examinar outras medidas para frear a hemorragia no sistema, depois de já ter aprovado um pacote de US$ 700 bilhões.

A Grã-Bretanha, com uma das maiores praças financeiras do planeta, agora está atrás at de El Salvador e Peru na classificação, enquanto o governo de Gordon Browm prepara inclusive nacionalização de bancos. A Suiça tambem caiu, com seu maior banco, UBS, tendo perdido US$ 44 bilhões.

Pelos dados do Fórum Mundial de Economia, a sofisticação do sistema financeiro brasileiro supera a de todas as outras grandes economias em desenvolvimento. (AS)