Título: Argentina adota lista para conter importação
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 15/10/2008, Internacional, p. A9

A aduana argentina vai divulgar amanhã uma lista com 21.600 produtos importados que passarão por inspeções muito mais cuidadosas antes de entrar no país. A medida tem por objetivo bloquear a entrada de excedentes de exportação criados com a uma possível recessão nos EUA derivada da crise financeira. "Não é nada contra o Brasil", garantiu uma fonte da aduana que pediu para não ser identificada, acrescentando que a lista vai trazer apenas produtos importados da Ásia.

A decisão argentina de elevar as barreiras contra produtos importados já estava sendo estudada desde o início da crise. No fim de semana passado o governo da presidente Cristina Kirchner procurou deixar claro que nada ia ser decidido sem consulta aos sócios do Mercosul, principalmente o Brasil. Uma reunião do Conselho do Mercado Comum está sendo organizada para semana que vem, quando o presidente Lula retorne de sua viagem à Ásia, Europa e Índia.

Mas o jornal "La Nación" divulgou ontem que medidas protecionistas já estão sendo tomadas, antes mesmo de uma reunião com os sócios do Mercosul. Ouvido em Washington, onde participa da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), o ministro da Fazenda Guido Mantega, teria descartado um acordo com a Argentina para elevar a Tarifa Externa Comum (TEC) contra produtos importados de terceiros mercados. "Não acredito que estamos caminhando nessa direção (de aumentar a TEC). Neste momento não devemos tomar medidas protecionistas em lugar nenhum", disse Mantega.