Título: Tudo começou com remédio para malária
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/10/2008, Agronegócios, p. B12

Eram US$ 42 milhões doados pela Fundação Bill & Melinda Gates e um desafio na mão: criar um medicamento que combatesse a malária no mundo. Assim começaram as pesquisas à base de cana, o caso de maior sucesso da Amyris.

A empresa californiana de biotecnologia recebeu a verba em 2004 para sintetizar biologicamente a artemísia, molécula produzida por uma espécie de árvore da China capaz de vencer a doença. É um princípio ativo imbatível, mas a alta incidência mundial da malária inviabilizou economicamente a sua produção. Seriam necessários 6 milhões de toneladas de árvore por ano. Sintetizá-la quimicamente também sairia caro.

Para ser competitivo, o medicamento teria de contar com matéria-prima barata. O açúcar foi a opção. As pesquisas serviram de base para o diesel de cana. Em abril, a Amyris fechou uma parceria com a Sanofi-Aventis, que se encarregará de manufaturar e distribuir o medicamento na África a partir de 2012. Custará US$ 0,25 por tratamento. Segundo a Amyris, a pesquisa não tem fins lucrativos. (BB)