Título: Hungria recebe crédito de ¿ 5 bi do BCE
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/10/2008, Finanças, p. C12

O banco central da Hungria voltou-se ao Banco Central Europeu (BCE) para conseguir uma linha de crédito de ¿ 5 bilhões, de­pois de um dia de incertezas fi­nanceiras em que o a ,moeda e o mercado acionário do país :tive­ram queda acentuada e os ban­cos relataram problemas de falta de crédito.

Enquanto os receios sobre o impacto da crise financeira mundial também se espalhavam pelo Leste Europeu, o BCE e o Banco Nacional Húngaro (MNB, na si­gla em húngaro) anunciaram ontem acordo para empréstimos de até ¿ 5 bilhões para dar sus­tento adicional à provisão de li­quidez em euros das autoridades monetárias "húngaras. O f1orim, que recuou 5% na quarta-feira, valorizou-se 2%ontem chegando a 266,25 f10rins por euro no iní­cio das negociações.

O acordo é o primeiro em que o BCE, publicamente, empresta dinheiro para um país de fora da região do euro e chega depois de pedidos do primeiro-ministro húngaro nesta semana para que a instituição tomasse suas linhas de crédito disponíveis a países da União Européia que não utilizam a moeda única.

Na semana passada, o banco central da Hungria anunciou uma nova linha de swap cambial para ampliar a liquidez do mer­cado. A agitação no país come­çou depois de os principais ban­cos de Budapeste interrompe­rem ou restringirem a concessão de créditos em moeda estrangeira, forma predominante de em­préstimo na Hungria nos últimos anos.

O receio, então, passou a ser que a entrada de divisas estrangeiras sofresse um forte declínio, redu­zindo os fundos disponíveis para financiar a conta corrente do país.

"Se não houver empréstimos em moeda estrangeira na Hun­gria, significará que a entrada de capital será menor", observou Gyorgy Barcza, economista do K&H BanI<, parte do grupo belga KBC. "Atualmente essa entrada de capital fica entre 3 bilhões e 4 bilhões por ano, o que é próximo ao atual déficit em conta corrente."